Como que fala Elevo os meus olhos para o monte?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.

Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou.

O salmista olha para os montes, cheio de esperança, pois não só as montanhas representavam a grandeza e o poder de Deus, como Jerusalém representava, através do templo sagrado, a presença viva de Deus em meio ao Seu povo.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.

Confie em Deus não em coisas!
Confiar em Deus é um ato de fé, assim como as pessoas depositam a sua fé no emprego e na sua condição social. Deposite a sua fé em Deus que é inabalável! É claro que sofreremos tribulações na vida, mas com Deus a sua fé está fundamentada na Rocha que é Jesus!

Marcia Costa

Salmo 121 - Marcia Costa - LETRAS.MUS.BR.

Já o seu complemento, “socorro bem presente na angústia”, fala da onipresença de Deus. Nosso Senhor está sempre ao nosso lado e provê o socorro oportuno nos tempos de tribulações. A palavra angústia ou tribulações originalmente está no plural, e indica situações problemáticas de intensas aflições e dificuldades.

Salmos 102 Ouvir. SENHOR, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor. Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa. Porque os meus dias se consomem como a fumaça, e os meus ossos ardem como lenha.

Salmos 121 Ouvir
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

Contexto e temas. O Midrash declara que o Salmo 91 foi composto por Moisés no dia em que completou a construção do Tabernáculo no deserto. Os versos descrevem a própria experiência de Moisés ao entrar no Tabernáculo e ser envolvido pela nuvem divina.

Este salmo, breve mas vivo, é intitulado "Cântico de peregrinação davídico", e assim somos informados de seu autor e da ocasião para a qual foi planejado: Davi o escreveu para as pessoas cantarem a caminho das festas santas em Jerusalém.

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.

Peço a cada um de nós que sejamos mais cuidadosos ao preparar a nós mesmos, nossos filhos e aqueles que precisam de nossa ajuda a “[levantar-se e ir] à montanha” (1 Néfi 17:7).

O “monte do Senhor” refere-se ao templo. Em Isaías 2:2–4, Isaías contou uma visão e fez uma profecia que seria cumprida de muitas formas.

Dessa forma, a seguir, valendo-se de fundamentações teóricas dentro dos estudos já realizados dentro da Toponímia, serão considerados, conforme a ordem que aparecem nos relatos bíblicos, os seguintes montes: Monte Ararate, Monte Mória, Monte Horebe, Monte Sinai e Monte Carmelo.

No Salmos 20, o Salmista apresenta uma intercessão em favor do rei, o ungido do Senhor. Ele nos mostra como devemos interceder por nossas autoridades e suplicar a Deus que abençoe sua administração. Ele suplica ao Senhor que dê vitórias, triunfos e crescimento ao rei.

O mundo ensina a usar o automóvel como uma maneira de afirmação social, e a confiar em carros e cavalos de potência para que uma pessoa faça com que os outros percebam que ela tem algum valor, que na verdade não é dela, mas foi tomado emprestado da marca que ela possui, mas nós cristãos sabemos que isso é apenas mais ...

Salmos 20. Davi ora pedindo que o Senhor ouça nos momentos de provação — O Senhor salva Seu ungido. Salmo de Davi para o músico-mor.