Como que é o novo RG?

Perguntado por: iparis2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O novo documento vai ser impresso sem o campo referente ao sexo e constará apenas "nome", que será o declarado pelo cidadão no ato da emissão, não havendo mais a distinção entre nome social e nome do registro civil. A mudança visa tornar o documento mais inclusivo e representativo.

Agora, a documentação será unificada pelo número de CPF e única nacionalmente. O novo RG digital virá também com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Haverá uma versão física e uma digital. Serão feitas validações biográficas e biométricas antes da emissão do documento.

Estipula-se provisoriamente que o custo pela emissão deve ser o mesmo praticado atualmente para um RG convencional, que gira em torno de R$ 12,00 a R$ 17,00. Atualmente o Governo Federal não menciona um valor fixo a ser pago pelo cidadão, no entanto, conforme a transição avança, novas informações serão repassadas.

Para fazer a emissão, é necessário que o cidadão leve até o local um documento com foto, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e CPF em situação regular. Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

Pelo Projeto de Lei 878/2003, do deputado Eli Corrêa Filho (PFL), o órgão estadual de identificação fica obrigado a incluir, além dos elementos já consignados, a tipagem sanguínea e fator RH, desde que o interessado solicite e apresente documento comprobatório de seu tipo sangüíneo.

Os prazos de expedição da carteira de identidade nos postos de identificação variam de 5 a 20 dias úteis, exclusivamente por conta de procedimentos internos e da logística de envio das carteiras para os postos de identificação.

Para solicitar o documento, é preciso apresentar certidão original de nascimento com o CPF ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF. A nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, assim renovações.

Os documentos de identidade antigos perderão a validade em 29 de fevereiro de 2032. Já o novo RG possui prazo de validade, que são diferentes a partir da idade do cidadão. Isto é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos.

Quem precisa tirar o novo RG? Todo cidadão brasileiro poderá emitir gratuitamente o novo documento. No momento da emissão, caso a pessoa que solicite a nova Carteira de Identidade ainda não possua CPF, o órgão de identificação local realizará a inscrição do cidadão no Cadastro de Pessoa Física.

O novo RG contará com um número de registro geral - que será sua identificação-, nome do cidadão, filiação, sexo, QR Code e MRZ para verificação da autenticidade, entre outras informações pessoais. Através do site ou do aplicativo Gov.br é possível ter acesso à versão digital da nova identidade.

Todas as pessoas podem fazer a nova versão. Para isso, basta levar os documentos adicionais, incluir as informações no RG e pronto! Caso o solicitante não tenha CPF, o órgão de identificação local realizará a inscrição no Cadastro de Pessoa Física. O novo RG será o único documento de identificação do brasileiro.

Maiores de 18 anos - O RG fica pronto em até 15 dias úteis. Menores de 18 anos - O RG fica pronto em até 10 dias úteis. Você pode acompanhar a emissão do seu documento pelo portal do Poupatempo, pelo aplicativo Poupatempo Digital ou pelo nosso WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

A CIN em papel ou policarbonato pode ser emitida nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal. Lembrando que, por enquanto, somente quem ainda não possui nenhuma cédula de identidade pode fazer a solicitação da nova carteira.

Tá, mas quais são as vantagens do novo RG? Dentre as vantagens da nova carteira de identidade nacional temos: Consolidação de Informações: Tanto para o Estado quanto para o indivíduo, a padronização da identificação traz benefícios. Atualmente, é comum que uma pessoa possua múltiplos números de RG, além do CPF.

Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento; A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único; Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel; Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo Gov.BR.