Como que é a família do C?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ca Ce Ci Co Cu. Família do C completa.

BA – BE- BI – BO – BU
Desta forma os pequenos desenvolvem o reconhecimento visual e oral das sílabas.

Chamamos família silábica do F o grupo de sílabas formadas a partir da junção do som dessa letra com uma vogal. Fazem parte dessa família silábica o FA, FE, FI, FO, FU.

Origem da cedilha
Ainda que não mais seja usada no espanhol desde o século XVIII, a Ç tem sua gênese na Espanha. A palavra vem de "ceda", nome da letra Z, em espanhol. Originalmente, o “tracinho” que se coloca abaixo do C era um pequeno Z cuja finalidade era indicar que a letra correspondia ao som de S.

A letra C, por exemplo, dependendo do ambiente fonológico pode ter dois sons distintos: se a letra C está diante das letras O, A e U, terá som de /k/, portanto a consoante é /Ka/ (estranho, né. Mas é assim mesmo).

a letra C ela tem dois sons ela faça com a letra c faz quando está junto da letrinha a a da letrinha o e da letrinha uh. letrinhas e também faz o som. e quando está junto das letrinhas e e da letrinha e.

alfabeto latino

Ç, ç (cê-cedilha ou cê cedilhado) é uma letra do alfabeto latino, usada nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, catalão, francês, friulano, occitano e português, como uma variante da letra "c".

O alfabeto passa a ter 26 letras, dispostas da seguinte forma: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z, como comumente víamos.

FAMÍLIA SILÁBICA DA LETRA G / APRENDENDO AS SÍLABAS GA GE GI GO GU GÃO/ LETRA G /SOM DAS LETRAS.

A letra F tem suas origens na letra fenícia waw, cuja forma acredita-se que representaria um prego ou gancho. Este mesmo sinal do sistema de escrita fenício deu origem a outras letras do alfabeto latino, como U, V, W e Y.

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridade de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.

Cedilha (Ç) é um sinal gráfico usado abaixo da letra C (Ç) quando essa consoante aparece antes das vogais A, O, U. A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

Curiosamente, o espanhol, língua que inventou a cedilha no século 11, não a usa mais: a palavra vem provavelmente de zedilla, diminutivo de zê. A cedilha era um z pequeno – e foi mesmo pelo z que o idioma de Lionel Messi acabou por substituir o ç, cabendo ao português e ao francês garantir sua sobrevivência.

Carrinho, coberor, chupeta, cueiro, calça, cotonete, cortina, colchão, cômoda, criado-mudo.... Mas tambem tem choro, calor humano, colinho, carinho!

A letra “c” será usada sempre com o som de “k” (oclusiva velar surda), quando formar sílaba com as vogais “a”, “o” e “u”: coitado, cauda, custo, acordo, etc.

Com C usamos A, O e U e com Q+U usamos E e I. A letra C com as vogais E e I formam sílabas com som de /S/. Se preciso, volte para as palavras escritas nas folhas, ou escreva novamente uma palavra para cada exemplo de regularidade/uso.

Também conhecidos por numeração romana ou algarismos romanos, esse sistema utiliza sete letras para indicar números: 1 = I; 5 = V; 10 = X; 50 = L; 100 = C; 500 = D; 1.000 = M.

O "c" com o som de /s/ só se usa antes das vogais "e" e "i, em palavras como, por exemplo, "cinzento", "doce", "bacia", "cesto". Deve usar-se "c" nas palavras terminadas em -cia, -cie, -cio e nas da mesma família, como é o caso de "audácia", calvície, vício.

Dê exemplos também de palavras com a letra ”C” para ajudar as crianças: casa, cebola, colchão, criança, caneca, caneta, coração, etc. Peça para as crianças fazerem com o dedinho no ar, o traçado da letra “C”. Entregue massinhas de modelar e estimule cada criança a criar sua própria letra “C” de massinha.