Como que as pessoas se comunicavam antes do surgimento do telefone?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Em época de Internet, TV a cabo, celulares, I-Pads e , temos de convir que as comunicações, nos anos cinquenta, eram muito mais pobres e precárias. Resumiam-se à imprensa escrita e ao rádio, uma vez que a TV existia apenas nas grandes cidades.

Pré-1960. Por séculos, a troca de informações acontecia de pessoa a pessoa ou por documentos em papel. Um grande aliado nessa comunicação foi a criação do telégrafo, um sistema de transmissão de mensagens através de dois pontos graças a ondas de rádio ou fios elétricos.

A única forma de se comunicar rapidamente com a outra pessoa era ligando para a casa ou para o trabalho dela e torcendo para que ela estivesse por perto. Isso quando você não ligava para o vizinho e pedia para ele chamar a pessoa na casa ao lado...

Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

Origem e história do telefone
A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes. Ao telégrafo, contudo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez.

Além de colecionar fitas VHS, era quase um ritual semanal ir à locadora semanalmente para escolher o que assistir (e tinha que devolver rebobinado para não pagar multa!) Antes dos smartphones centralizarem praticamente tudo que entendemos por gadgets, existiam objetos muito estranhos que todos usavam diariamente.

Os celulares não recebiam mensagens de texto, e os pagers eram como os primórdios de tal tecnologia – uma versão à manivela do SMS. Era preciso, telefonar para uma central, dizer sua mensagem para uma telefonista, que a enviaria ao pager da pessoa com que se desejava falar – e tudo isso era pago em uma assinatura.

Carta

Carta: entre os gêneros textuais, a carta é o meio de comunicação mais antigo do mundo.

Era assim que as pessoas se comunicavam na época dos bipes, aparelhinhos que chegaram ao Brasil no começo da década de 1990. Você ligava para uma central e dizia a mensagem que gostaria de enviar. Um operador então digitava o que você disse e enviava o texto para o seu contato.

A partir de 1970 os rádios já contavam com funções conjugadas, onde tinha em um só aparelho o rádio e toca-disco. Atualmente, alguns rádios já vem embutidos em carros. Muitos possuem tela LCD para a reprodução de vídeos e até mesmo para canais de TV.

Descubra! Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.

As pessoas só se comunicavam com o interior através do rádio, mandando suas mensagens para parentes, amigos.

A comunicação feita apenas pessoalmente ou por meio de cartas, as pessoas aproveitavam mais a vida, amigos e famílias. Quando tinham que viajar era viajem longas de vários dias na estrada. As informações circulavam de boca em boca ou alguém escrevia cartas e mandava para as pessoas.