Como que as pessoas se comunicavam antes de existir a escrita?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.

Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

Em época de Internet, TV a cabo, celulares, I-Pads e , temos de convir que as comunicações, nos anos cinquenta, eram muito mais pobres e precárias. Resumiam-se à imprensa escrita e ao rádio, uma vez que a TV existia apenas nas grandes cidades.

A única forma de se comunicar rapidamente com a outra pessoa era ligando para a casa ou para o trabalho dela e torcendo para que ela estivesse por perto. Isso quando você não ligava para o vizinho e pedia para ele chamar a pessoa na casa ao lado...

Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.

O telégrafo foi muito importante por ser considerado o equipamento que originou, basicamente, as telecomunicações, ou seja, ele foi o precursor da internet. O telégrafo emitia sinais elétricos de um emissor para um receptor. Estes sinais eram decodificados no ponto de destino, entregando a informação.

Ainda no século XIX, o rádio foi um importante meio de comunicação de massa a serviço do entretenimento na vida das pessoas, com as programações musicais e as radionovelas. Outro destaque dos veículos radiofônicos foi sua intensa utilização durante a Primeira Guerra Mundial.

As pessoas só se comunicavam com o interior através do rádio, mandando suas mensagens para parentes, amigos.

Importante notar que historicamente, a fala precede a escrita, ou seja, a escrita foi criada a partir da comunicação entre os homens bem como da necessidade de registro.

A partir de 1970 os rádios já contavam com funções conjugadas, onde tinha em um só aparelho o rádio e toca-disco. Atualmente, alguns rádios já vem embutidos em carros. Muitos possuem tela LCD para a reprodução de vídeos e até mesmo para canais de TV.

A comunicação por telégrafo era feita em códigos e o código morse foi a técnica mais utilizada para esse tipo de comunicação. Criado em 1835, o código morse era um sistema que utilizava pontos e traços para representar letras e números. Os traços e pontos eram identificados a partir de sons curtos e longos.

Era assim que as pessoas se comunicavam na época dos bipes, aparelhinhos que chegaram ao Brasil no começo da década de 1990. Você ligava para uma central e dizia a mensagem que gostaria de enviar. Um operador então digitava o que você disse e enviava o texto para o seu contato.

Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros à distância.

Antigamente, a vida das famílias era mais simples e tranquila, não existia a correria que vemos hoje em dia. As pessoas andavam a pé,ou de bicicletas.As ruas eram de terra ou de paralelepípedos. As crianças podiam brincar nas ruas e calçadas, pois não havia perigo de acidentes ou assaltos.

Os celulares não recebiam mensagens de texto, e os pagers eram como os primórdios de tal tecnologia – uma versão à manivela do SMS. Era preciso, telefonar para uma central, dizer sua mensagem para uma telefonista, que a enviaria ao pager da pessoa com que se desejava falar – e tudo isso era pago em uma assinatura.

Quais são os tipos de comunicação?

  1. Comunicação Verbal. A comunicação verbal é o uso da linguagem para transferir informações, com uso da fala ou da linguagem de sinais (libras). ...
  2. Comunicação não verbal. ...
  3. Comunicação escrita. ...
  4. Comunicação visual.

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

Em meados da década de 1990, a internet discada surgiu como uma opção para que mais pessoas começassem a acessar a internet, já que bastava ter uma linha telefônica em casa para se conectar. Basicamente, funcionava assim: o cabo da linha telefônica era ligado no computador por meio de um modem.

A primeira aconteceu no século XIX, com a introdução das impressoras a vapor e do papel de jornal barato. O resultado foi a primeira mídia de massa verdadeira - os jornais 'baratos' e as editoras de livros e revistas em grandes escalas.

O telégrafo semafórico, que antecedeu o elétrico, foi inventado por Claude Chappe em 1792, na França [II]. A ideia era simples: postes com painéis colocados no alto de torres, dispostas a vários quilômetros entre si, retransmitiam sinais dados pelas posições de painéis colocados nas pontas dos postes.