Como que a cobra escuta?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A descoberta quebra o mito de que esses animais são surdos – na verdade, as cobras “ouvem” através da vibração do solo, movimento chamado como “detecção tátil”. A pesquisa observou 19 cobras de sete espécies para identificar se tinham e como cada uma respondia à audição aérea.

As cobras, os coelhos e os cavalos, por exemplo, se comunicam preferencialmente pelo toque. Já as formigas e as abelhas podem se comunicar pelo toque, pelo cheiro e também pelos movimentos.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Como saber se tem cobra por perto? Bem, isso não é tão fácil, pois não é simples identificar seu rastro. No entanto, existem alguns indicadores que podem nos orientar a respeito: Restos de sua pele: uma maneira de saber é quando encontramos restos de sua pele, que mantém a forma do animal após realizar sua muda.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Uma cobra aparenta gostar de receber carinho e até espicha parte do corpo ao ser tocada por um homem. Um biólogo explicou se as cobras realmente gostam de ser acariciadas.

Se você quiser ter um vínculo emocional com um animal de estimação, uma cobra não é o que você precisa. Elas não expressam sentimentos, como é o caso dos gatos ou cães, e os estudos têm comprovado que elas não mostram nenhum afeto por quem cuida delas e as alimenta.

O uso do alho para afastar cobras, além de algumas ervas, como o capim-limão, também é comum, no entanto não possuem eficácia comprovada.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Quando ela fecha a boca a traqueia fica bem posicionada internamente na frente das narinas, por isso consegue respirar de boca fechada. Quando abre a boca, em um momento de defesa por exemplo, abre a traqueia para respirar", detalha.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.

Língua das Cobras ou Parseltongue é a língua que as cobras falam. Um bruxo capaz de falar essa língua é chamado ofídioglota.

Ao colocar a língua para fora, as serpentes capturam partículas do ambiente. Ao retrair a língua para dentro da boca, as serpentes levam estas partículas às cavidades do órgão Jacobson, que interpreta os sinais químicos. Por meio desse sistema, as serpentes percebem o ambiente.

Pegue uma lata de café ou achocolatado e faça alguns furos nas laterais. Encha com bolinhas de naftalina e com cápsulas de canela e feche. Coloque nos locais que deseja afastar as cobras. Essa é a opção mais sensata para quem tem crianças ou animais de estimação e não os quer expostos às naftalinas.

Use uma armadilha de cola.
Em tamanho pequeno ou grande, essas armadilhas são como caixas que você pode armar em lugares onde você avistou a cobra que está tentando capturar. Essas armadilhas já vêm com iscas já instaladas para atrair a serpente para o lado de dentro.

Os aracnídeos, apesar dos oito sensores óticos, enxergam borrado e com pouca definição de cores, e as cobras veem o mundo numa verdadeira explosão: com pouca visão de dia, algumas cobras possuem visão infravermelha, capaz de visualizar o calor: logo, alguns tipos enxergam como que em uma imagem térmica.

Seus ossos são maleáveis, seu crânio se deforma na hora do bote, a pele é bastante elástica e suas enzimas são potentes o suficiente para processar de carne até ossos, pelos e couro da vítima.

Durante quase todo o período de digestão, a cobra fica praticamente imóvel Dia 4 No raio-X é possível ver que restam apenas as partes mais resistentes da presa. A cobra cascavel é uma serpente peçonhenta dos gêneros Crotalus e Sistrurus.

Dependendo de fatores como temperatura e umidade, pode levar até três meses para que as cobrinhas rompam as cascas e saiam rastejando por aí.

E por falar em cheiro forte, as cobras odeiam o capim-limão porque é demasiado fedorento para elas. O capim-limão da Índia Ocidental é particularmente uma variante do capim-limão que as cobras odeiam. Para além das cobras, o capim-limão é também um repelente natural para mosquitos e carraças.

Elas costumam comer desde pequenos animais, como ratos, lacraias, aranhas e sapos, até bichos de médio e grande porte, por exemplo, as aves e mamíferos, como as capivaras. Essa é, inclusive, uma das curiosidades amplamente conhecidas sobre as cobras.