Como que a caxumba desce?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A inflamação dos testículos é uma das complicações da caxumba, mas não porque a doença desce para o saco escrotal depois de instalada no corpo. Na verdade, assim que o vírus entra no organismo, ele para na região da nasofaringe, atrás do nariz, mas não fica ali por muito tempo e logo cai na corrente sanguínea.

A caxumba é uma infecção viral aguda e contagiosa. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido.

Não há tratamento específico para caxumba. O mais importante é uma boa alimentação, hidratação e principalmente repouso. Além disso, a pessoa doente deve ficar em casa e evitar o contato com outros durante nove dias após o início da doença.

É importante destacar que pessoas vacinadas podem adoecer durante surtos, que não são raros, visto que a eficácia da vacina após a aplicação das duas doses recomendadas é de 80%-90%. As chances de surtos e de infecção de vacinados, no entanto, caem muito se todos — incluindo adolescentes e adultos — se imunizarem.

Complicações mais graves são raras, mas podem ocorrer, entre elas inflamação nos testículos (orquite), inflamação nos ovários (ooforite) em mulheres acima de 15 anos, inflamação do pâncreas (pancreatite) e inflamação que envolve cérebro e meninges (meningoencefalite).

Infertilidade: quando a caxumba afeta os testículos, pode acarretar redução da fertilidade do paciente. Mas por que o paciente pode tornar-se estéril? Um dos problemas que ela pode causar no organismo masculino é chamada de orquite, ou seja, uma infecção testicular.

O inchaço costuma afetar os dois lados da face e permanece por até dez dias.

Na média, o período de incubação é de 16 a 18 dias. Isto é, se uma pessoa susceptível (sem imunidade específica para a Caxumba), entrar em contato com o vírus da Caxumba, a doença só vai se manifestar entre 12 e 25 dias depois.

Comer alimentos leves e fáceis de mastigar (sopa, iogurte etc.) Evitar alimentos ácidos que possam causar mais dor nas glândulas salivares.

A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.

O aumento do volume da região do pescoço é típico da caxumba. Ouça o texto abaixo em aúdio! A caxumba, também denominada papeira, parotidite infecciosa e parotidite endêmica; é uma doença viral cujo responsável pela infecção pertence à família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

Não existe um tratamento específico para caxumba. O tratamento é de suporte com o uso de sintomáticos, como como dipirona, ibuprofeno e acetaminofeno, para alívio da dor e da febre. Recomenda-se também uma alimentação com alimentos mais macios para melhora do desconforto associado aos sintomas [10].

Não há tratamento específico para caxumba; em geral, prescrevemos apenas sintomáticos, tais como analgésicos e antipiréticos. Como é uma doença de origem viral, não há indicação para o uso de antibióticos.

Os seus indícios prolongam-se geralmente por cerca de 10 dias.

A recomendação de isolamento social com afastamento das atividades habituais é de 5 dias após o início do edema da parótida. Outrossim, o vírus foi isolado na saliva 7 dias antes até 8 dias após o início da inflamação (1,3).

É possível pegar caxumba mais de uma vez? É possível, porém são raros os casos de reinfecção, uma vez que, quando a pessoa é contaminada pelo vírus, ela adquire imunidade. A caxumba pode ocasionar orquite (inflamação nos testículos) nos homens e ooforite (infecção dos ovários) nas mulheres.

A vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, também conhecida como tetra viral ou tetravalente viral é indicada para a vacinação de crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.