Como que a borboleta dorme?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

AS BORBOLETAS NÃO DORMEM, ELAS APENAS PRECISAM REPOUSAR PARA RECUPERAR A ENERGIA GASTA NA PROCURA POR ALIMENTO. PROCURAM AS FOLHAS E GALHOS QUE POSSAM LHES SERVIR DE ABRIGO E PERMANECEM POUSADAS, PASSANDO DESPERCEBIDAS DOS SEUS PREDADORES.

Em média, pode-se dizer que as borboletas vivem de duas a quatro semanas no estágio adulto, depois que saem da pupa. Mas há, de fato, algumas espécies de mariposa (não de borboleta) cujas fêmeas adultas vivem até menos do que 24 horas.

As fases de ovo, lagarta e pupa duram cerca de 3 meses e meio. O tempo de vida da borboleta adulta pode chegar a mais de 3 meses.

Durante o dia, as borboletas estão ativas, e, pela noite, procuram um esconderijo e dormem aí. Com as traças, por exemplo, sucede exatamente o contrário: durante o dia dormem, enquanto que pelas noites se mantêm ativas. Isto é devido a que as borboletas são animais de sangue frio.

Sabia? Borboletas pousam em você para sugar suor, lágrimas e sangue - Fotos - R7 Hora 7.

coala

A medalha de ouro vai para o coala, este lindo e doce marsupial nativo da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia. O Coala passa a maior parte do tempo entre os galhos de eucalipto e só se movimenta quando a temperatura cai ou sobe.

Parece que esses animais têm dois olhos. Na verdade, assim como outros insetos, têm olhos compostos: em outras palavras, são milhares de pequenos olhos. As borboletas podem sentir sabor com suas patas, com sensores que tem ali.

Mosquitos dormem muito em laboratório. Algo entre 16 e 19 horas por dia, dependendo da espécie. Mas não é fácil reconhecer um mosquito cochilando – quando não estão rondando atrás de alimento, eles se empoleiram por longos períodos para conservar energia.

As monarcas (Danaus plexippus) são espécies muito conhecidas por serem venenosas. Essa toxicidade está bem definida em suas cores chamativas, que já acionam na lembrança dos predadores que elas não são nada saborosas. No Brasil as parentes mais próximas são as Ithomiini, que também são venenosas.

As borboletas conseguem enxergar em um raio de 360 graus e conseguem ver as cores vermelha, verde e o amarelo. Além disso, elas têm a capacidade de enxergar uma gama de cores ultravioletas que são imperceptíveis ao olho humano.

Isso acontece pois o metabolismo do inseto diminui e atrasa o ciclo de transformação, afetando todo o processo de mudança. Quando a lagarta está dentro da casca, ela forma asas, aparelho alimentar e os novos órgãos passam por uma evolução, para darem conta das novas necessidades do ser que está por vir.

A borboleta faz suas cores a partir de compostos químicos encontrados nas plantas. A "tintura" para a futura asa é confeccionada quando o inseto é ainda uma pupa, estágio intermediário entre a lagarta e a borboleta adulta.

Acredita-se ainda que os nossos anjos da guarda ou guia espiritual venham se comunicar conosco por meio das borboletas. Então, sempre que vir uma borboleta perto de você, fique atenta aos sinais – pode ser sinal de que seu anjo está te enviando uma mensagem.

O que é expelido, na verdade, é ácido úrico, uma excreção nitrogenada que requer pouca quantidade de água para ser eliminada. Os insetos possuem túbulos, chamados túbulos de Malpighi, que são os principais órgãos excretores.

Por exemplo, as borboletas que passam o inverno no estado adulto, quando está frio, preferem ficar paradas e escondidas em buracos nas árvores ou em esconderijos nas rochas do solo.

Insetos voadores que vão para a luz, como mariposas, vaga-lumes, abelhas ou borboletas, são atraídos por dois motivos: Eles confundem a luz artificial com a luz da lua, que é a luz que lhes permite se orientar. Para os insetos, uma fonte de luz é o sinal de que o caminho está livre.