Como puxar o comprovante de escolaridade pelo CPF?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes” Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

O comprovante de escolaridade é um documento que comprova o nível de escolaridade do cidadão. Esta comprovação pode ser atestada por documentos como diploma ou declaração de conclusão emitida pela instituição de ensino, com certificação digital ou assinatura e carimbo do responsável legal.

A oportunidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é oferecida a quem não teve a oportunidade de concluir o curso na forma tradicional.

A solicitação do histórico escolar pode ser feita pelos pais dos alunos ou pelos próprios alunos. Para isso, devem procurar a escola onde concluíram o ensino e fazer um requerimento solicitando a confecção o documento.

O RA (Registro do Aluno) é o número de identificação do aluno no Sistema de Cadastro de Alunos, da Secretaria da Educação do Estado. Para pesquisar seu RA, preencha os dados abaixo e clique em "Consultar RA".

Declaro para os devidos fins que _________________________ RG ___________________ concluiu o Ensino Médio nesta U.E. no ano de _______ estando apto a cursar o Ensino Superior. (Cidade), ___ de __________ de 2021.

Consultar diploma no diário oficial
quem não tem o diploma: precisará entrar em contato com a Secretaria da Educação do Estado e fazer a solicitação, quando souber a data da publicação de sua conclusão no Diário Oficial, poderá se dirigir ao jornal do seu Estado e fazer a solicitação da cópia autenticada da declaração.

Na falta de alguma documentação, ou em caso de urgência em que não se possa esperar pela emissão de um comprovante de escolaridade oficial, é possível pedir uma declaração à instituição de ensino responsável pelo seu certificado de escolaridade.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

O Histórico Escolar é o documento oficial que comprova a situação acadêmica do aluno referente ao seu rendimento escolar, no qual estão descritas as disciplinas do curso até a série em que o/a aluno/a está matriculado/a ou esteve, e qual a nota e a situação referente a cada disciplina.

A condição para obter a certificação é ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova. Cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) receber as inscrições dos candidatos, aplicar e corrigir as provas. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação.

Estes diplomas estão disponíveis por um valor inicial de R$ 4 mil, atendendo a indivíduos que nunca concluíram ou até mesmo frequentaram uma instituição de ensino superior. Agora é com você! Gostou de saber tudo sobre a importância de ter um certificado do ensino médio?

Para solicitar o seu certificado ou declaração o candidato deverá acessar o site: suap.ifsp.edu.br e clicar em “Solicitação de Certificado Enem/Encceja". A Solicitação NÃO pode ser feita via smartphone, está disponível apenas pelo computador. Veja aqui como solicitar o seu certificado.

O histórico escolar é fornecido quando os alunos concluem os estudos. Os ex-alunos que precisam solicitar a segunda via do documento sobre a vida escolar e que comprova a conclusão da Educação Básica, devem se dirigir à secretaria da unidade escolar onde concluíram o curso para retirar o documento.

Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Guarda permanente
Esses documentos escolares precisam ser arquivados por um período bastante longo, aproximadamente 30 anos. Esse era, há pouco tempo, considerado o período adequado para se manter um documento caracterizado como de guarda permanente.

O RA é o seu número de registro acadêmico, ou seja, o código da sua matrícula na Descomplica Faculdade Digital, composto por uma sequência numérica de 7 dígitos.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Para consultar o número do RA de alunos de escolas públicas, é necessário acessar o site da Secretaria da Educação do estado em que está matriculado. Em alguns estados, o RA pode ser consultado ao informar apenas o município, escola, nome do aluno, data de nascimento e nome da mãe.