Como punir um funcionário indisciplinado?

Perguntado por: alessa8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Pode se dar de forma verbal ou escrita. Recomenda-se a forma escrita, sendo transcrita no livro ou ficha do empregado, cabendo destacar que não se deve inserir na carteira de trabalho anotações que o desabonem. A reiteração da conduta faltosa poderá ensejar demissão por justa causa.

Como dar bronca no funcionário

  1. DICAS.
  2. Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. ...
  3. Paciência - Se por acaso o chefe começar a gritar ou falar palavrões, o profissional deve manter a calma e ter muita paciência.

Funcionários teimosos, defensivos ou desafiadores: como os gestores devem lidar?

  1. Adapte as responsabilidades do trabalho para promover os pontos fortes.
  2. Ignore estilos individuais durante a adaptação às novas mudanças.
  3. Considere que talvez eles estejam certos.
  4. Saiba quando dar um basta.

A advertência verbal ou escrita é a forma mais branda de medida disciplinar. Ela existe como uma forma de alerta para desestimular condutas erradas dentro da empresa. Um exemplo de infração considerada passível de advertência verbal ou escrita são as faltas injustificadas.

Em que situações empresas podem dar o gancho no trabalhador? Em geral, a maioria das empresas suspende o trabalhador após uma ou duas faltas leves em que ele já tenha sido advertido por escrito. Mas, a empresa pode dar o gancho após uma única falta grave, depende das regras que estabeleceu.

O ato de indisciplina consubstancia-se na conduta faltosa do empregado, retratada no desrespeito às normas, circulares, regulamentos e diretrizes gerais de uma empresa. Já a insubordinação tem como característica o descumprimento de ordens pessoas dadas pelo chefe a determinado empregado ou grupo.

Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento
Ocorre quando o empregado comete ofensa ao pudor, pornografia ou obscenidade, desrespeito aos colegas de trabalho e à empresa.

Já o ato de insubordinação se refere ao descumprimento de ordens pessoais dadas pelo gestor ou empregador, seja verbal ou escrita, ou a não realização de atividades presentes em seu escopo de trabalho. Alguns exemplos são: não realizar uma tarefa solicitada e taxas de absenteísmo.

Postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; pessoa com conduta ilegal, que age sem respeito ou em desleixo; que conduz seu modo de agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.

Ato de indisciplina é toda atitude que contradiz as diretrizes gerais de uma empresa. Em outras palavras, é quando um colaborador desrespeita algum item do regulamento interno da organização. Já o ato de insubordinação se refere ao descumprimento de uma ordem específica dada pelo gestor ao seu liderado.

O que é assédio moral no trabalho
É uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas.

Como lidar com um funcionário que reclama muito?

  1. Analise a negatividade . Reclamar de maneira saudável pode contribuir para melhores resultados, se passar em três testes: Vai ajudar nossa equipe? ...
  2. Não ignore uma pessoa negativa. ...
  3. Decida como você resolverá atitude versus aptidão .

Não compartilhar o que merece ser compartilhado
Conhecimento, amizade, afeição, respostas, conquistas, feedback – essas são algumas das mais valiosas experiências a se dividir com as pessoas. Falta de tempo é meramente uma desculpa do líder para falhar nesse aspecto e absolver-se da responsabilidade.

Para ajudá-lo, preparamos cinco maneiras de como lidar com funcionários de comportamento difícil.

  1. Enfrente o problema. ...
  2. Não acredite em rumores. ...
  3. Busque soluções. ...
  4. Seja paciente pelos resultados. ...
  5. Reconheça quando não há mais o que fazer. ...
  6. Chegando a uma conclusão.

Veja o que fazer para sobreviver à influência dos colegas desagradáveis sem prejudicar seu desenvolvimento

  1. Saiba o que incomoda.
  2. Não compartilhe defeitos.
  3. Não forneça muita informação sobre você
  4. Preserve seu (bom) humor.

Entenda o que não deve ser feito:

  1. não faça comparações;
  2. não peça para que outra pessoa comunique a demissão;
  3. não trate essa conversa com indiferença;
  4. não utilize e-mail ou mensagens em texto para comunicar o colaborador.

A prisão disciplinar, tal como a repreensão e a detenção disciplinar, deve ser considerada para fim de classificação de comportamento militar. Tal como a advertência, o impedimento, a repreensão e a detenção, a prisão deve ser considerada para fim de reincidência (art. 20, III, do RDE).

A legislação destaca que são quatro as penalidades cabíveis: advertência escrita, advertência verbal, suspensão e demissão.

É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.

Caso o colaborador se recuse a assinar a advertência, o empregador pode coletar a assinatura de duas testemunhas, que presenciaram a recusa do funcionário, para comprovar os atos descritos no documento. Ou seja, na prática, a advertência continua sendo válida mesmo que o colaborador se recuse a assiná-la.

Dessa maneira, caso o empregador esteja dando uma advertência apenas como forma de perseguir o empregado e forçá-lo a pedir demissão, o empregado não deve assinar a advertência e ainda deve coletar o máximo de provas (testemunhas, gravações) possíveis para comprovar que o empregador está agindo de má-fé.