Como provocar uma intoxicação alimentar?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Veja os 5 alimentos apontados pelo advogado norte-americano como os principais causadores de processos por intoxicação alimentar:

  1. Ostras. ...
  2. Frutas e verduras cortadas. ...
  3. Carne mal cozida. ...
  4. Ovos crus. ...
  5. Leite não pasteurizado.

As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Na maioria dos casos, a intoxicação alimentar é provocada por bactérias que se desenvolvem nos alimentos. Entretanto, elas não são os únicos agentes que causam o problema. Vírus, fungos, toxinas produzidas por micro-organismos e até mesmo substâncias químicas podem contaminar o alimento.

As 5 principais causas de intoxicação alimentar

  • Ostras. O advogado relata que os frutos do mar são os maiores causadores de intoxicação alimentar, de acordo com dados compilados nos últimos cinco anos. ...
  • Frutas e verduras cortadas. ...
  • Carne mal cozida. ...
  • Ovos crus. ...
  • Leite não pasteurizado.

Excesso de frutas ou vegetais: para algumas pessoas, o consumo excessivo de ameixas, kiwis, feijão, brócolos ou couve pode provocar diarreia. Laticínios: leite, queijo, natas e outros produtos lácteos são conhecidos por causar diarreia em algumas pessoas.

Na maioria das vezes os sinais iniciam-se oito e 48 horas após a ingestão, sendo os principais indícios a diarreia, vómitos, dores abdominais e febre. Esta intoxicação não é grave quando tratada adequadamente, e em média, dura dois a cinco dias.

Sintomas de intoxicação alimentar
Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Evite o consumo de alimentos de difícil digestão, como feijão, carnes vermelhas, leite, ovos, repolho, tomate, alface e couve.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

A intoxicação pode provocar reações e sintomas adversos, dependendo da quantidade do produto ingerido ou aspirado. Alguns sintomas incluem: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, febre, suor intenso e convulsões. Os agravantes das intoxicações podem chegar ao coma ou até a morte.

Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar. Elas podem acontecer em qualquer parte da barriga e podem ser um sintoma de outras condições médicas. Repare na região do abdômen onde a dor está aparecendo, se ela é constante ou se vai e vem.

O que causa infecção intestinal? As situações mais frequentes que levam alguém a contrair infecção intestinal são: ingesta de água e alimentos contaminados; e contato com pessoas e objetos infectados por algum microrganismo causador do quadro.

> Diarreia aquosa; > Febre. Nos casos mais graves, também pode ocorrer: > Desidratação (causa sede excessiva, boca seca, dificuldade para urinar, fraqueza e tontura);

Café: o café contém cafeína, que estimula os movimentos intestinais. Adicionar leite e substitutos do açúcar pode aumentar o seu efeito laxante. Alho e cebola: são notoriamente difíceis de digerir, causando gases e diarreia.

Após um quadro de intoxicação ou infecção alimentar, o ideal é evitar ingerir leite e seus derivados, alimentos crus, frituras e alimentos ricos em gorduras¹. Também é importante comer somente o que já está habituado e se hidratar muito, seja com água, água de coco, isotônicos ou mesmo suco de frutas¹.

A alergia ao açúcar é relativamente incomum, mas algumas pessoas sofrem com esse problema. Os sintomas da reação alérgica podem ser notados logo após a ingestão de alimentos açucarados: sensação de fadiga, indisposição, dor de barriga e mais.

Esses sintomas costumam aparecer cerca de 8 a 12 horas após a ingestão do alimento.

Em grande parte dos casos o incômodo na região do estômago não é preocupante, podendo indicar refluxo, má digestão, gastrite ou outras condições leves. Em alguns casos está relacionado a outros sintomas, como enjoo, gases, vômito, distensão abdominal e azia.

Assim como listado acima, a náusea, ânsia de vômito, vômito e diarreia podem ser causados por uma variedade de fatores, como infecções, intoxicações alimentares, efeito colateral de medicamentos, condições médicas subjacentes e entre outras.