Como provar que não fiz empréstimo?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como provar que não fiz empréstimo consignado? O primeiro passo é ir à uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência. Também deve entrar em contato com a empresa para informar que não solicitou e nem recebeu o valor, comprovando que o dinheiro não foi para a sua conta.

Sim, é possível cancelar um contrato de empréstimo pessoal. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente que pegou crédito com alguma empresa tem o direito de se arrepender e cancelar o serviço dentro de 7 dias corridos.

Sim! Fazer empréstimo em nome de terceiros pode ser enquadrado como crime de falsidade ideológica ou estelionato. Isso ocorre porque você empresta sua identidade, assinatura e até mesmo seu registro em carteira, no caso do empréstimo consignado, para que outra pessoa possa usar o serviços em seu nome.

Golpe do empréstimo consignado (criminosos)
Nessa modalidade, os criminosos conseguem dados como nome, endereço e CPF da pessoa e fazem um empréstimo verdadeiro em nome dela em alguma instituição financeira. Esses dados podem ser obtidos em outros golpes comuns como phishing e smishing, ou ainda em vazamentos de dados.

Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central. O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ. A pesquisa é feita em poucos minutos e de forma gratuita.

Nos meios da Serasa, é possível conferir se existem pendências no CPF de forma gratuita.

  1. Acesse o site da Serasa aqui e clique em Consultar CPF;
  2. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro;
  3. Clique em Meu CPF e faça a consulta. Você também pode verificar seu Score.

Fizeram empréstimo fraudulento no meu nome e agora? Antes de mais nada, o primeiro passo a se fazer é se dirigir a delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência. Vale lembrar que atualmente é possível fazer o BO online através do site da delegacia do seu Estado.

Na prática, isso quer dizer que somente o titular pode entrar em contato com o banco e fazer a solicitação. Fique atento, pois nenhuma instituição financeira (ou correspondente bancário) pode se recusar a fazer o cancelamento de empréstimo dentro do período determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Nesses casos, o pedido de cancelamento deve ser feito diretamente no Portal do Consumidor. Pelo site é possível entrar em contato com a instituição financeira, relatar o ocorrido e solicitar o cancelamento.

Existem ainda outras formas de cancelar o empréstimo. O cidadão pode buscar o auxílio do Procon da sua cidade ou região ou fazer reclamação no SAC ou na Ouvidoria da própria instituição financeira. Porém o caminho mais adequado ainda é através do Portal do Consumidor.

Um contrato de empréstimo não pode ser assinado em nome de outra pessoa. É bastante comum que as pessoas procurem empréstimo e descubram que têm restrições no CPF e assim podem acabar pensando em usar o nome de um amigo ou parente para garantir aquele crédito, mas isso não é possível.

Contratos falsos podem apresenta uma linguagem informal, diferente daquela usada em documentos reais. Sendo mais um ponto de atenção do solicitante, que pode perceber algum símbolo, imagem ou outra composição que lhe pareça informal.

Para isso, basta acessar a plataforma (serasaconsumidor.com.br), fazer um breve cadastro com dados pessoais básicos e visualizar se existe alguma dívida em aberto.

Quando alguém tem acesso ao seu CPF, pode utilizar suas informações pessoais sensíveis para realizar a abertura de contas bancárias fraudulentas, obter empréstimos e financiamentos em seu nome, evadir impostos e realizar transações comerciais indevidas.

Se você não conseguir descobrir qual foi o banco que emitiu o cartão, a primeira providência é registrar um Boletim de Ocorrência e procurar a delegacia de crimes cibernéticos. Outra providência é encaminhar aos serviços de proteção ao crédito, como a Boa Vista SCPC, a informação sobre o golpe.

Como monitorar meu CPF?

  1. Registrato: gratuito. Para fazer o cadastro: clique em "Quero me cadastrar", na página Registrato - Cadastro.
  2. Serasa: gratuito. Para fazer o cadastro: é preciso criar uma conta.
  3. Serasa Premium: pago. ...
  4. SPC Consumidor, do SPC Brasil: gratuito. ...
  5. SPC Avisa, do SPC Brasil: gratuito por 30 dias.

Caso já tenha passado os 7 dias do recebimento do crédito, não é possível cancelar o empréstimo por arrependimento, porém consegue liquidar o contrato parcialmente ou totalmente.

Central de atendimento ao consumidor - 3003-6300 (Segunda à sexta-feira - 08h00 às 20h00).

Como solicitar devolução de juros de empréstimo consignado?

  1. Separar a documentação do seu contrato. ...
  2. Identificar os problemas. ...
  3. Entrar com ação para solicitar a devolução de juros de empréstimo consignado. ...
  4. Receber a devolução.