Como proteger tábua de pinus?

Perguntado por: omagalhaes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Para cuidar da madeira pinus nunca use abrasivos, invista em pano macio e água com sabão neutro para higienizar as peças fabricadas com o material. Para fazer a manutenção do brilho e cor das tábuas de madeira pinus, você pode investir em vernizes específicos.

Para executar o processo de impermeabilizar com o verniz, é preciso comprar o produto à base de óleo, pincéis e lixa de papel; Óleo: Também é comum encontrar opções de óleo para impermeabilizar a madeira. Os óleos de linhaça, tungue e noz são os mais utilizados para fazer esse procedimento.

Impermeabilização: se a madeira estiver em áreas que sejam externas e tenham contato com a umidade, é importante o uso de verniz. Esse produto evita o apodrecimento da madeira; Contato com o sol: é recomendado que, se possível, o pinus não receba constantemente luz solar direta.

Para cuidar da madeira pinus nunca use abrasivos, invista em pano macio e água com sabão neutro para higienizar as peças fabricadas com o material. Para fazer a manutenção do brilho e cor das tábuas de madeira pinus, você pode investir em vernizes específicos.

A recomendação para proteger a madeira pinus de cupins é aplicar óleo queimado sobre a peça, lembrando que passar 3 camadas do produto garante uma proteção ainda maior. Já para evitar o ataque de fungos, a dica é fazer a aplicação de um fungicida para impedir danos à peça.

50 anos

Por ser uma madeira clara, o pinus é mais suscetível ao ataque de cupins e fungos, como lembra Chiumento. Mas, se o mobiliário for bem selecionado e cuidado, pode ter vida útil de até 50 anos.

O produto se fixa bem na madeira, é pouco corrosivo e não é recomendado para madeiras utilizadas em locais com temperaturas elevadas e baixas umidades relativas, pois tais condições levam a madeira a se deteriorar quimicamente.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

1 – Hidrate com óleo mineral
Após a absorção da última camada, retire o excesso com um pano seco e limpo. Espere absorver totalmente antes de usar. A manutenção pode ser feita mensalmente, quando a tábua ficar fosca ou demorar para secar ao ser lavada.

Verniz Isolare Para Madeira Incolor: madeiras como o Ipê, nó de Pinus, Grapia, Itaúba e o Cumaru, produzem uma resina natural que pode manchar e comprometer o acabamento. Para isso não acontecer, a solução ideal é o Isolare da Montana, verniz isolante e penetrante para tratamento de madeiras resinosas.

Então você pode optar por envernizar as madeiras. O verniz é uma película de acabamento que serve para revestir diversos tipos de madeira. Ao ser aplicado, esse revestimento deixa o material mais protegido e durável, criando uma camada que protege de água, graxa, pó e outros agentes que podem danificá-lo.

Entre os vários tipos de vernizes disponíveis hoje em dia no mercado especializado em proteção para madeira, quando se fala em proteção para madeira em áreas externas contra sol forte e chuvas intensas, o Verniz Premium Solare é um dos mais indicados.

Mas porquê usar óleo mineral nas madeiras? O óleo penetra na madeira através dos seu poros (não pode ter verniz) e realça a sua cor natural, o desenho dos veios, prevenindo empenos e fissuras. Para além disso, torna-a impermeável e mais resistente ao tempo, chuva ou sol.

O óleo queimado pode ser utilizado na proteção da madeira contra o ataque de insetos que possam causar danos a sua estrutura, sendo o principal deles o cupim.

Par selar a tábua, você vai precisar de óleo de cozinha e papel toalha. Despeje uma quantidade generosa de óleo em cima da madeira e, com a ajuda do papel toalha, espalhe bem o líquido por toda a superfície da tábua, dos dois lados. Deixe secar por 24 horas.

O verniz é considerado ideal para ambientes tanto internos quanto externos, sendo aplicado tanto em portas, janelas e pisos, como em móveis. Agora o stain: Ele promove um acabamento do tipo fosco. Ele é capaz de penetrar na madeira, sem necessariamente fechar os poros.

Para envernizar e impermeabilizar madeiras pode fazer uma mistura caseira de pó de café, ou café solúvel e cola branca. O rácio desta mistura é de 1 parte de cola para meia parte de café. Depois dissolva o café num pouco de água quente até que esteja totalmente dissolvido, sem qualquer granulado presente na mistura.

A melhor tinta para pintura de madeira é a tinta esmalte. Esse tipo de tinta tem opções de acabamentos fosco, brilhante, semi-brilho ou acetinada, atendendo a todos os gostos.

Verniz: É indicado para impermeabilizar madeira que fica exposta. O produto escolhido deve ser na opção incolor para que a pigmentação natural da madeira não seja alterada. Quando for comprar o produto pegue o que é à base de óleo, além de lixa de papel e pincel adequado para este fim.

Em síntese, para selar a madeira e dar o acabamento que você deseja, tenha sempre em mente os seguintes passos:

  1. Lixe e limpe a madeira;
  2. Defina qual o acabamento é mais adequado: verniz ou tinta;
  3. Aplique a seladora;
  4. Aplique o acabamento escolhido.

Também permite o contato, sem danos, com água e o solo. Uma das vantagens é que o tratamento não muda as características da madeira: pode ser pintada, revestida ou receber cola. A condutibilidade térmica e elétrica também não é alterada.