Como proteger planilha Excel e liberar algumas células?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Você também pode pressionar Ctrl+Shift+F ou Ctrl+1. Na pop-up Formatar Células, na guia Proteção, desmarque a caixa Bloqueado e clique em OK. Dessa forma, todas as células são desbloqueadas quando você protege a planilha. Agora, você pode escolher as células que deseja bloquear especificamente.

No Proteger planilha caixa de diálogo, selecione as folhas que deseja proteger, clique Ok para exibir a próxima caixa de diálogo, digite e reinsira a senha e verifique tipo e Usar AutoFiltro in Permitir que todos os usuários desta planilha Lista.

Congelar colunas e linhas

  1. Selecione a célula abaixo das linhas e à direita das colunas que você deseja manter visíveis durante a rolagem.
  2. Selecione Exibir > Congelar Painéis > Congelar Painéis.

Essa é uma referência absoluta. Em casos menos frequentes, você pode querer tornar a referência à célula "mista", precedendo o valor da coluna ou da linha com um cifrão para "bloquear" a coluna ou a linha (por exemplo, $A2 ou B$3).

Se a planilha estiver protegida, siga o seguinte procedimento: Na guia revisão, clique em Desproteger planilha (no grupo alterações ). Clique no botão de Proteger planilha para Desproteger planilha quando uma planilha estiver protegida.

Clique em Dados>Consolidar (no grupo Ferramentas de Dados ). Na caixa Função, clique na função resumo que deseja que o Excel utilize para consolidar os dados.

Se você quiser remover completamente os filtros, vá para a guia Dados e clique no botão Filtrar ou use o atalho de teclado Alt+D+F+F.

Sheets: Compartilhar com pessoas específicas ou usando um link

  1. Abra o arquivo que será compartilhado (que é seu ou você pode editar).
  2. Clique em Compartilhar.
  3. Digite os endereços de e-mail ou os grupos.
  4. Escolha o tipo de acesso que você quer conceder: Editor, Comentarista ou Leitor.
  5. Clique em Enviar.

Expanda a opção Propriedades e desmarque a propriedade Bloqueado, fazendo assim o desbloqueio.

Selecione as células para as quais você deseja criar uma regra. Selecione Validação de dados >dados . No Configurações tab, em Permitir , selecione uma opção: Número Inteiro – para restringir a célula a aceitar apenas números inteiros.

Proteger um arquivo do Excel

  1. Selecione Arquivo > Informações.
  2. Selecione a caixa Proteger Pasta de Trabalho e escolha Criptografar com Senha.
  3. Insira uma senha na caixa Senha e clique em OK.
  4. Confirme a senha na caixa Digite a senha novamente e selecione OK.

Para congelar várias colunas, selecione a coluna à direita da última que você quer congelar e clique em Congelar Painéis. Digamos que você queira congelar as quatro linhas superiores e as três colunas na extremidade esquerda. Para isso, basta selecionar a célula D5 e depois, na guia Exibir, clicar em Congelar Painéis.

Para manter uma área visível enquanto rola para outra área da planilha, vá para a guia Exibir, onde você pode Congelar Painéis para bloquear linhas e colunas no local ou Dividir painéis para criar janelas separadas da mesma planilha.

Use o recurso AutoPreenchimento para preencher células com dados que sigam um padrão ou que tenham base em dados de outras células.

O estilo de referência padrão Por padrão, o Excel para a Web usa o estilo de referência A1, que se refere a colunas com letras (A a XFD, para um total de 16.384 colunas) e refere-se a linhas com números (1 a 1.048.576). Essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e coluna.

O formato Scientific exibe um número em notação exponencial, substituindo parte do número por E+n, no qual E (expoente) multiplica o número anterior por 10 para a potência n. Por exemplo, um formato científico de 2 decimais exibe 12345678901 como 1,23E+10, que é 1,23 vezes 10 à décima potência.

O Excel exibe um número à direita do "E" ou "e" que corresponde ao número de casas em que a vírgula decimal foi movida. Por exemplo, se o formato for 0,00E+00 e você digitar 12.200.000 na célula, o número 1,22E+07 será exibido.

Clique na guia Revisão. Clique em Compartilhar Pasta de Trabalho no grupo Alterações. Na guia Editar, clique para selecionar Permitir alterações por mais de um usuário ao mesmo tempo. Marque a caixa de seleção Isso também permite mesclar a pasta de trabalho e, em seguida, clique em OK.