Como proteger o galinheiro do frio?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Em regiões frias é necessário a utilização de quebra-ventos como barreira contra ventos fortes. Quando bem projetado, protege à distância de até 10 vezes a sua altura.

Os substratos mais utilizados são a palha de arroz, a palha de café, a casca de amendoim e a maravalha, que é uma forração feita com aparas de madeira.

Os sistemas comumente utlizados para este fim, são constituídos por campânulas a gás, campânulas elétricas, lâmpadas infravermelhas e fornalhas. Todos estes sistemas fornecem calor às aves de cima para baixo. Como o ar quente é mais leve que o ar frio, o processo de aquecimento fica prejudicado.

Como animais de sangue quente, as galinhas poedeiras costumam manter a própria temperatura dentro de certos limites: quando são saudáveis, estas aves apresentam uma temperatura corporal interna entre 40°C e 42°C.

As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. Esses animais conseguem manter a temperatura entre 40° e 42°C.

Felizmente, é muito fácil saber se suas galinhas estão com frio. Em climas frios, eles incham as penas para prender o ar quente contra a pele. Eles costumam segurar uma perna até o peito, trocando os pés regularmente para tentar se proteger das baixas temperaturas.

Além da luz, você pode incentivar a produção de ovos com temperaturas quentes que imitam o início da primavera. Dar às suas galinhas um local quente longe de correntes de ar irá incentivá-las a botar ovos no inverno.

As aves conseguem arrepiar as penas e ao fazerem isso, criam uma camada protetora de ar quente em volta do corpo que diminui muito a perda de calor. Outra adaptação é um eficiente mecanismo de aproveitamento de calor em uma das partes do corpo das aves mais sensível à perda de temperatura: as patas.

A melhor opção para esses casos é a tela guará hexagonal de ½” de malha. Com seu vão menor, essa tela oferece maior segurança para os pássaros e, por ser galvanizada, confere maior durabilidade. Se você procura uma tela com melhor acabamento, também é possível usar a Tela Guará Ondulada Galvanizada.

Mas de modo geral, para proteger o galinheiro de animais domésticos ou demais predadores naturais, uma alternativa eficaz, prática e de baixo custo, é a utilização de tela para cercar o galinheiro por completo.

Como regra geral, a tela para galinheiro é aplicada para manter as galinhas dentro de um recinto e também evitar a entrada de predadores, sendo necessário a utilização de telas mais resistentes.

Apesar de serem rústicas, as galinhas e os pintinhos não devem ficar em lugares descobertos quando ocorrem chuvas intensas, ventos fortes ou raios de sol muito intenso.

nunca faça é pegar a ração molhar e deixar ali por um bom tempo. Fica atenta e outra coisa também uma dica que eu dou é o seguinte você.

Para montar o aquecedor, é necessário ter uma caixa de madeira, um ventilador de 12V, uma fonte modelo 12V 3 amp e um fio de níquel-cromo de aproximadamente 20 cm. O primeiro passo é colocar alguns parafusos nas laterais da caixa, por onde vão passar os fios de níquel-cromo, prendendo com porcas por dentro.

É necessário pelo menos 1 ninho individual para cada 5 aves, ou 0,8 m2 de ninhos comunitários para cada 100 aves. Para aves em postura, a granja deve prover 15 cm de espaço de poleiros para cada ave.

Possíveis causas: Umidade muito baixa durante o armazenamento dos ovos, incubação ou eclosão; Viragem inadequada dos ovos; Ovos rachados ou com casca de má qualidade.

Mas, de modo geral, os principais sinais clínicos das doenças respiratória nas aves são: espirro, secreção nasal e ocular, edema facial, dificuldade respiratória e estertores. Já as lesões mais comuns são: sinusite, traqueíte, bronquite, pneumonia e aerossaculite.

E é possível perceber uma grande diferença. Em vez de elas serem criadas em gaiolas, como nas granjas convencionais, essas galinhas ficam soltas, em um espaço grande, ciscando sem stress. É por isso que elas são chamadas de galinhas felizes.

4 dicas para garantir uma criação de galinhas saudáveis

  1. 1- Proteja a sua criação do ataque de predadores. ...
  2. 2- Escolha o ambiente com cuidado. ...
  3. 3- Evite a superlotação. ...
  4. 4- Não deixe os ovos nos ninhos por longos períodos.