Como proteger o fígado Roacutan?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

As medidas usadas para evitar a sobrecarga do fígado durante o uso do Roacutan® (isotretinoína) são: não ingerir bebida alcoólica, não usar hormônios masculinos (a testosterona e/ou as conhecidas “bombas da malhação”) e não usar outras medicações de metabolismo hepático (como o paracetamol, por exemplo) durante o ...

Algumas pessoas relatam piora no quadro da acne nos primeiros dias após o início do tratamento com Roacutan. Quando isso ocorre, o dermatologista pode receitar outros remédios para amenizar as inflamações ou até reduzir a dosagem de Roacutan.

Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)? As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.

Secura extrema da pele (especialmente nos lábios), coceira pelo corpo, ligeira perda da audição, fraqueza, infecções intestinais, inflamação dos vasos sanguíneos, alterações de humor e até depressão são alguns dos efeitos colaterais do medicamento mais famoso no tratamento de acne mais pesada.

Tomados em excesso, analgésicos e anti-inflamatórios podem trazer prejuízo à saúde. No fígado, a hepatoxicidade é o principal efeito, causando desconforto abdominal, náuseas e inclusive icterícia, caracterizada por pele amarelada. Nos casos extremos, pode haver falência hepática fulminante.

Roacutan e performance
Portanto, conclui-se que não há prejuízo no desempenho do treino causado pela medicação.

As cápsulas de Roacutan® devem ser administradas por via oral, durante as refeições, uma ou duas vezes ao dia.

Segundo a dermatologista Simone Neri, composto pela isotretinoína, o Roacutan é uma terapia derivada da vitamina A, que transformou o tratamento da acne no mundo. Essa substância tem a capacidade de diminuir a atividade das glândulas sebáceas e a inflamação local provocada pela acne.

O Roacutan pode levar algumas semanas ou até mesmo meses para começar a fazer efeito, dependendo da gravidade da acne. É importante que o paciente siga o tratamento conforme orientado pelo médico, mesmo que não haja melhora imediata.

Entretanto, há efeitos colaterais bem mais perigosos associados ao Roacutan, como problemas hepáticos e aumento no colesterol. O principal efeito, porém, é o teratogênico – se uma mulher que toma o remédio engravida, o feto pode ter malformação congênita.

O que é e para que serve o Roacutan? A isotretinoína é um retinoide, derivado sintético da vitamina A, que atua na atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a inflamação local, a produção de sedo e das bactérias que se alimentam dele. Desse modo, a substância é utilizada no controle da acne.

Existem relatos de pacientes que perdem peso durante o tratamento com o Roacutan e a explicação pode estar associada a seus efeitos colaterais, pois a redução do apetite é comum em alguns casos.

Após administração oral, o pico de concentração plasmática da isotretinoína é atingido em cerca de 2 a 4 horas. Aproximadamente 20% da isotretinoína são absorvidos quando administrada com estômago vazio, aumentando para 40% quando em presença de alimento.

A dose do Roacutan é calculada pelo médico com base no peso do indivíduo, e o tratamento pode durar até um ano. “Se houver uma melhora no aspecto da pele em menos tempo, basta ministrar o remédio por mais dois meses.