Como proteger o estômago dos remédios?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Quais os principais?

  • Pantoprazol.
  • Omeprazol.
  • Lansoprazol.
  • Vanoprazana.
  • Sucralfato.
  • etc.

O QUE FAZER EM CASO DE DOR NO ESTÔMAGO OU OUTROS SINTOMAS APÓS TOMAR REMÉDIOS? Se os sintomas forem recorrentes ou durarem mais de três dias durante o tratamento, consulte um médico para saber como proceder.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Diminuir o consumo de alimentos que aumentam a acidez do estômago, como comidas picantes, álcool e café, é o caminho indicado para atenuar o ataque às paredes do estômago. Alimentos mais gordurosos, que exigem mais quantidade de ácido para serem digeridos, também entram na lista dos desencadeadores da gastrite.

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá de boldo ajudam a proteger o estômago e aliviar a dor. Além disso, o boldo também possui propriedades antiespasmódicas e digestivas que ajudam nas dores de estômago. Basta colocar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 ml de água fervente.

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Tome probióticos depois dos antibióticos – Com uma alimentação adequada é possível fortalecer e reconstruir a flora intestinal. O desconforto estomacal ou os problemas intestinais presentes após a ingestão de antibióticos podem ser aliviados, melhorando assim a sensação geral de bem-estar.

O paracetamol pode ser tomado independentemente das refeições, pois, ao contrário do ibuprofeno, não irrita o estômago.

Advil comprovou ter um bom perfil de segurança para o estômago em estudos clínicos realizados", afirma Luiz Henrique Fernandes, diretor médico Latam da Pfizer Consumer Healthcare.

Como desintoxicar o organismo de medicamentos
Na clínica médica é comum que seja utilizado a lavagem gástrica para retirar parte do medicamento no organismo, assim como o uso de carvão ativado e catártico salino (laxantes e purgantes salinos) para que o total conteúdo absorvido seja retirado do corpo.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos.

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.