Como proteger o estômago dos anti-inflamatórios?

Perguntado por: aveloso7 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Peça ao médico para receitar um protetor gástrico, como Omeprazol ou Pantoprazol, em jejum: reduz a produção de ácido no estômago; Não misture anti-iflamatórios diferentes no mesmo tratamento: além de potenciar o surgimento de úlceras, aumenta o risco de sangramento e agrava problemas renais.

evitar as coisas que irritam o estômago, como anti-inflamatórios, fumo, álcool, cafeína e alimentos picantes. se a infecção por H. pylori está causando a gastrite, o seu médico irá prescrever antibióticos.

O ibuprofeno provavelmente tem o perfil de segurança hepática mais elevado dentre os AINEs e não identifica lesão hepática grave em estudos maiores.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

Alguns exemplos desses remédios são os inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol, lansoprazol ou pantoprazol, ou os antagonistas dos receptores da histamina, como cimetidina, nizatidina ou famotidina, por exemplo.

Protetor gástrico: o que você precisa saber

  • Omeprazol.
  • Pantoprazol.
  • Lansoprazol.
  • Vanoprazana.
  • Sucralfato.
  • etc.

Adotando uma alimentação rica em fibras. Ingira de 25 a 38 g de fibras por dia. As fibras são os nutrientes mais importantes quando se trata do muco intestinal. Para aumentar a produção, regularize a sua ingestão diária de acordo com o que é recomendado: 25 g para mulheres e 38 g para homens.

O ibuprofeno é um anti-inflamatório, e por isso é melhor evitá-lo se for possível, já que costuma piorar a gastrite. Até passar com seu médico, é mais seguro que use analgésicos como dipirona ou paracetamol.

Os anti-inflamatórios impedem que a prostaglandina seja formada, o que causa a gastrite.

tenho gastrite e preciso tomar um antiinflamatorio qual posso tomar que nao agrida o estomago ou agrida menos? Você deve evitar antiinflamatórios como aqueles que possuam em sua composição diclofenaco sódico, cetoprofeno, ácido acetil salicílico, dentre outros.

O uso do paracetamol é seguro quando usado conforme o prescrito, mas não é necessário muito mais do que a dose recomendada para que ele cause danos ao fígado, eventualmente até fatais.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.