Como proteger o estômago de forma natural?

Perguntado por: acavalcante4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Confira 7 delas no texto de hoje:

  1. Entenda a causa. ...
  2. Dispense comidas gordurosas. ...
  3. Faça várias refeições ao dia. ...
  4. Mastigue bem a comida. ...
  5. Evite bebidas que irritam a mucosa estomacal. ...
  6. Adquira hábitos saudáveis para evitar a gastrite. ...
  7. Tenha cuidado com as medicações.
  • Chá de hortelã
  • Vinagre de maçã
  • Chá de camomila.
  • Banana.
  • Água com limão.
  • Gengibre.
  • Manjericão.
  • Quando ir ao médico.

Há vários tipos de medicamentos com capacidade para diminuir a produção de ácido pelo estômago, entre os quais os mais comuns são os inibidores da bomba de protões (omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol, dexlansoprazol).

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

Diminuir o consumo de alimentos que aumentam a acidez do estômago, como comidas picantes, álcool e café, é o caminho indicado para atenuar o ataque às paredes do estômago. Alimentos mais gordurosos, que exigem mais quantidade de ácido para serem digeridos, também entram na lista dos desencadeadores da gastrite.

ARQUIVOS

  1. Chás e ervas. Hortelã e alecrim são dois aliados da boa digestão e também contribuem para minimizar os efeitos da gastrite, já que são considerados calmantes digestivos e diminuem a acidez do estômago. ...
  2. Frutas. ...
  3. Lactobacilos. ...
  4. Caldo de feijão. ...
  5. Legumes e verduras.

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

Vitamina B: As vitaminas do complexo B são especialmente importantes para a saúde gastrointestinal pois ajudam na quebra das proteínas, gorduras e carboidratos em energia para o corpo e protegem o revestimento do trato digestivo saudável.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico médico Journal of Medical Microbiology.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Segundo a nutricionista, a pimenta é anti-inflamatória, ajuda a aumentar o muco que protege o estômago e até é cicatrizante. “Se consumir pequena dose diariamente, [a pimenta] vai ter todos os efeitos benéficos”, diz. Uma banana pela manhã também pode trazer benefícios, conforme explica Karin.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Bicarbonato de sódio. Sendo um antiácido natural, o bicarbonato de sódio é uma boa alternativa natural ao Omeprazol. Remédios que podem substituir o omeprazol: Pantoprazol: Esse medicamento é da mesma classe do omeprazol, conhecido como inibidor de bomba de prótons.

Espinheira Santa tem efeito comprovado na cura da gastrite.