Como proteger cabo de fibra óptica?

Perguntado por: ealegria3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Um tubo de material termoplástico protege o revestimento em acrilato. Dentro do tubo, um composto evita a umidade e garante proteção mecânica à fibra.

Dobrar também pode danificar permanentemente a fibra, causando microfissuras. O resultado é conhecido como perda de curvatura: uma perda de intensidade do sinal que pode comprometer a integridade da transmissão de dados.

Evite dobrar o cabo de fibra óptica além do raio mínimo da curva. Um arco menor que alguns centímetros de diâmetro pode danificar o cabo e causar problemas difíceis de diagnosticar.

Grafeno poderá substituir fibra óptica no futuro das conexões.

Além de ser recomendado bandejamento da melhor qualidade possível na infraestrutura, o principal cuidado durante a instalação dos cabos de fibra óptica é que não se deve fazer dobras de 90º nestes condutores. Curvas acentuadas nos cabos podem danificar as fibras, o que pode comprometer a transmissão de dados.

Quando uma fibra óptica se rompe, é preciso detectar o problema a partir de um dispositivo chamado Optical Time Domain Reflectometer (OTDR). Esse equipamento de medição tem como objetivo localizar as falhas, mapear splitters, conectores e emendas e verificar se os valores de atenuação estão corretos.

100 quilômetros

Qual a distância máxima da fibra óptica? Um único cabo de fibra óptica pode transportar uma informação em alta velocidade e sem deixar passar nada, por aproximadamente 100 quilômetros de distância.

toda vez que vc desligar o fio da fibra precisa ligar para o provedor para que ele realinhe o sinal. Vc pode ate retirar os outros cabos, desligar o aparelho, mas nunca desconecte a fibra. nunca mexa numa ont de fibra óptica.

Além da curvatura (tema do post do dia 20.06.18), a absorção e o espalhamento da luz ao longo da fibra óptica podem causar atenuação.

Lances de cabo de rede devem ter no máximo 90 m. Não puxar os cabos com força excessiva que possa danificar ou até rasgar os cabos, calhas podem danificar facilmente os cabos. Não dobrar os cabos, não fazer curvas de 90º ou menos.

Fácil manuseio: os cabos UTP não são tão rígidos quanto os de fibra óptica, o que os torna muito mais fáceis de manusear. Além disso, a instalação dos cabos e dos conectores é um processo mais simples em relação ao que é preciso no outro modelo.

O raio de curvatura mínimo pode ser encontrado nos manuais dos fabricantes de cabos. Para curvar o cabo somente uma vez, o raio de curvatura deve ser, no mínimo, de 10 vezes o diâmetro do cabo.

Evite dobrar o cabo da fibra óptica:
A fibra óptica pode se quebrar se for dobrada, isso interromperia totalmente a sua comunicação com a internet.

Se você acha que emendar os fios dentro do cabo de rede com outros da mesma cor irá resolver seu problema saiba que você está redondamente enganado! Esta é uma gambiarra das grandes e não fornece um resultado bom, pois gera ruídos e interferências na transmissão, o que resulta em perda de dados e mal desempenho.

Fragilidade: Os cabos de fibra óptica são sensíveis e podem se romper mais facilmente que os cabos de cobre, além disso, não são tão maleáveis quanto cabos metálicos.

A transmissão de dados pode ser feita por dois tipos de fibra óptica: monomodo (SM) ou multimodo (MM). A principal diferença entre os dois tipos é a direção para a qual o sinal é transmitido.

O padrão que a Claro utiliza na internet via cabo é o DOCSIS, que funciona através de uma rede com infraestrutura HFC – sigla para Hybrid Fiber Coax, algo como rede híbrida de fibra com cabos coaxiais.

É importante evitar que os cabos fiquem pressionados durante a instalação ou livres em longas distâncias, é preciso também, limpar a fibra com álcool isopropílico e gaze na hora da fusão e quando for fazer as conexões.

Fibra óptica: multimodo
Seu alcance é limitado por 2 km para cada cabeamento estruturado. A óptica multimodo é bastante utilizada para distâncias menores, exatamente pelo preço e facilidade de implementação. No caso de estruturas de longa distância, ocorre muita perda de refração.

Na infraestrutura de rede FTTH, basicamente são três os tipos de cabos de fibra óptica necessários:

  1. Cabo de backbone. O cabo de backbone é um cabo robusto que tem função troncal, ou seja, funciona como a base central da rede. ...
  2. Cabo de acesso (distribuição) ...
  3. Cabo de terminação (drop)

Em tradução, O Reflectômetro Óptico no Domínio do Tempo (OTDR), é um instrumento de medição. O OTDR pode realizar a validação de uma rede ou mesmo identificar um total rompimento no cabo óptico. Sua principal função é testar a rede e localizar possíveis problemas.