Como propor um projeto de lei municipal?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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A iniciativa de propor um projeto de lei cabe, geralmente, ao prefeito, aos vereadores, ou mesmo aos cidadãos, através de iniciativa popular. Após serem protocolados, os projetos são lidos em plenário e depois distribuídos às comissões.

Os projetos poderão ser apresentados pelos Vereadores, pelo Prefeito, pelas Comissões Permanentes ou por 5% do eleitorado. A Mesa Diretora também poderá apresentar projeto dentro da esfera de suas atribuições.

As sugestões de leis podem ser enviadas pelo endereço: senado.leg.br/ecidadania ou pela ouvidoria do Senado pelo número 0800 061 22 11.

A população pode enviar projetos de lei de iniciativa popular para a Câmara dos Deputados. A Constituição Federal exige a assinatura de um por cento dos eleitores, distribuídos por pelo menos cinco estados da Federação. Em cada um deles, é preciso no mínimo três décimos dos eleitores.

Passo a passo

  1. 1 PUBLICAÇÃO: quem pode propor. ...
  2. 2 ANÁLISE DE CONTEÚDO: comissões permanentes. ...
  3. 3 ANÁLISE DE ADMISSIBILIDADE: CFT E CCJC. ...
  4. 4 VOTAÇÃO NO PLENÁRIO. ...
  5. 5 DESTAQUES. ...
  6. 6 DEPOIS DO PLENÁRIO. ...
  7. 7 VETO.

Os projetos de lei ordinária e de lei complementar são proposições que visam regular toda a matéria legislativa de competência da Câmara e devem ser submetidos à sanção do prefeito após a aprovação do Legislativo.

No final do ano de 2016, o STF julgou em regime de repercussão geral o RE 878.911/RJ, definindo que o parlamentar municipal, vereador, pode apresentar projeto de lei que tenha previsão de despesas para o Poder Executivo, ou seja, para o município.

61 da Constituição Federal, um projeto de lei pode ser proposto por qualquer parlamentar (deputado ou senador), de forma individual ou coletiva, por qualquer comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, pelo Presidente da República, pelo Supremo Tribunal Federal, pelos Tribunais ...

O departamento jurídico da casa terá até 5 dias para elaborar parecer em caso de matérias com regime de urgência (art. 78 da Lei Orgânica ou art. 243 do Regimento Interno) e até 10 dias para matérias em regime normal (art.

Os deputados, o governador e em alguns casos o Tribunal de Justiça, o Procurador Geral de Justiça e os cidadãos, podem propor um projeto de lei ou outras proposições. No caso de ser iniciativa popular há necessidade de se reunir assinaturas de 0,5% do eleitorado do Estado.

O Projeto e as Emendas devem atender às suas exigências. Aprovado nesta Comissão devem ser analisados e aprovados quanto ao seu conteúdo, pela Comissão especializada. Conforme o tema tratado, o Projeto será analisado por uma Comissão Permanente chamada de comissão de mérito.

O projeto de lei de iniciativa popular, para ser recebido pela Câmara, deve estar assinado por, no mínimo, 5% do eleitorado de BH. Essas assinaturas devem constar de lista organizada por entidade associativa, que será responsável pela validade das assinaturas.

Uma proposta comercial perfeita deve mostrar profissionalismo e organização, por isso, ela deve ser padronizada com cores e layout da empresa. Assim como um contrato, é necessário incluir dados essenciais no documento, como nome do contratante, do contratado e detalhes do serviço a ser prestado.

Publicação de uma lei é o ato pelo qual se informa aos cidadãos o conteúdo da lei promulgada. Atualmente, a publicação da lei municipal é feita no Diário Oficial do Município (DOM). Não há prazo para que esse ato aconteça. A publicação cabe ao mesmo órgão encarregado da promulgação.

Os requisitos legais, são normas e leis impostas pela nossa legislação vigente, tanto na esfera municipal, estadual quanto federal, por meio de decretos, resoluções, leis ordinárias, leis complementares, emendas, portarias, instruções normativas, e outros, que devem ser obrigatoriamente cumpridas.