Como produzir um diário ficcional?

Perguntado por: areis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A história precisa de começo, meio e fim. Os elementos do enredo precisam se unir de maneira satisfatória. A voz da personagem deve ser única e interessante. O leitor deve sentir que o tempo e dinheiro gastos no ebook valeram a pena.

Como fazer um diário?

  1. Primeiro, defina uma data. O início de um novo ano, por exemplo, é uma ocasião adequada. ...
  2. 'Olhe para trás'. A primeira entrada do diário pode ter, por exemplo, um texto sobre a motivação para escrever o diário. ...
  3. Equipe-se bem. ...
  4. Estabeleça um lugar e um horário do dia para escrever.

A narrativa ficcional retrata acontecimentos, cenários e pessoas de forma não necessariamente compatível com a realidade. Esse tipo aparece em meios literários, como romances, contos e novelas. Mas um uso menos restrito do termo também leva à narrativa imaginária.

A narrativa ficcional (ou fictícia) cria ou recria fatos. Como exemplos temos: romance, novela, conto, crônica, fábula, parábola, apólogo, anedota, lenda.

Comece a escrever com um assunto em mente.
A maioria das pessoas pega o diário quando sente que precisa colocar alguma coisa no papel. Pode ser qualquer tema – algo que aconteceu aquele dia, um sonho que você teve, um plano para o futuro, um evento, uma ideia que surgiu, uma emoção forte ou um estado de humor.

Data e Local: são indicadas no início do texto o local e a data em que foi escrito, como numa carta. Vocativo: Geralmente é incluído no começo do texto como: “querido diário”, “querido amigo diário”. Nalguns casos, as pessoas preferem inventar um nome fictício para ele, como se fosse um amigo íntimo.

O que fazer antes de começar a escrever?

  1. Crie um ambiente propício. Cada pessoa tem um estilo de escrita diferente e um tipo de ambiente ideal para a escrita. ...
  2. Prepare playlists inspiradoras. ...
  3. Pense no objetivo do texto. ...
  4. Pesquise boas referências sobre o assunto. ...
  5. Não deixe de fazer brainstorming. ...
  6. Monte a estrutura do seu texto.

As características mais presentes são a linguagem informal e na primeira pessoa, expressões sentimentais, registro cronológico com páginas datadas e assinatura. Os diários podem conter caráter real ou de ficção. Podem trazer experiências, sonhos, planos, segredos e outras intimidades.

Os principais elementos envolvidos nessa escrita é o total desprendimento de categorias conceituais e a pura espontaneidade na observação e nas anotações. As conclusões que são desenvolvidas em cada relatório são de total originalidade do relator.

Separe aquele momento tranquilo do dia para se pôr em contato com sentimentos, emoções e criatividade. É importante não editar os textos, escreva livremente, o diário é para você, escreva tudo, de bom e de ruim, encare como um momento de reflexão.

4 dicas essenciais para o seu diário ilustrado
Comece com uma paleta de cores limitada - dois tons complementares bastam. Você pode usar uma cor mais clara como base para desenhar as formas principais e uma mais escura para adicionar os detalhes. Use textos de apoio para identificar seus desenhos.

Como transformar seu caderno em uma fonte de criatividade

  1. Recorte e cole. Se tem uma coisa que eu amo fazer é colagens nos meus cadernos. ...
  2. Não misture lembretes com ideias. ...
  3. Reveja suas anotações no mesmo dia. ...
  4. Desenhe no caderno. ...
  5. Nunca descarte uma ideia. ...
  6. Não confie em seu cérebro. ...
  7. Anote suas ideias em apenas um lugar.

O Diário de Classe é um documento de escrituração escolar coletivo, no qual devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma, o resultado do desempenho e a frequência dos estudantes.

A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.

É um texto sobre ações e acontecimentos envolvendo personagens, fictícios ou reais. É muito mais comum encontrarmos narrativas ficcionais, ou seja, histórias inventadas.

Embora os narradores mais comuns sejam em primeira e terceira pessoa, isto é, como um “eu” ou um “ele” que se dirige aos leitores, também se pode narrar um texto em segunda pessoa (destinado a um “você”) ou mesmo na primeira pessoa do plural com o “nós”. Esses últimos, porém, são mais incomuns, embora também possíveis.

Narrativa ficcional é aquela na qual a linha do tempo, os acontecimentos e os personagens são construídos por meio da imaginação do autor. Ela é o oposto da não ficcional, que se baseia em fatos e depoimentos da vida real.

Que supõe uma compreensão interpretativa (ponto de vista, opinião etc) diferente do real; que não se pauta necessariamente na realidade, mas espera-se uma criação ou uma imaginação a partir desta; diz-se do que foi construído dessa forma.

Descreva os seus sentimentos
Escrever os sentimentos é a técnica mais básica da escrita para o controle emocional. Você pode utilizar palavras simples, como “Hoje eu me sinto feliz/triste/irritado” e explanar o porquê de estar se sentindo assim. Eventualmente, você escreverá sobre toda a situação que causou a emoção.

Quais os principais benefícios de escrever um diário?

  • Ajuda a organizar pensamentos, desejos e planos pessoais. ...
  • Promove um maior processo de autoconhecimento. ...
  • Desprenda-se dos autojulgamentos para escrever de forma mais livre. ...
  • Defina uma rotina e a forma de escrita que preferir.