Como produzir colágeno rápido?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo e faz parte da constituição não só da pele, mas também das articulações, nervos, cabelos, músculos e outros tecidos.

A boa notícia é que sim, repor o colágeno funciona, mas tem algo importante: não serve qualquer tipo de colágeno. É necessário que a reposição seja feita com colágeno na forma específica de peptídeos bioativos de colágeno.

Se você quer um resultado mais rápido e precisa mais da proteína, a versão em pó é a melhor, com certeza - como no caso de quem treina, por exemplo. Já se a ideia é prevenir rugas e começar a suplementar desde cedo, as cápsulas podem ser de grande ajuda. É importante saber o que você quer!

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

  1. Carne vermelha. A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco. ...
  2. Frango. A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. ...
  3. Caldo de ossos. ...
  4. Peixe. ...
  5. Gelatina.

Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

Também é muito importante evitar hábitos como o tabagismo e a alta ingestão de açúcar. Isso porque o tabagismo gera radicais livres capazes de destruir e impedir a formação de novas fibras de colágeno. Já o açúcar em excesso gera o processo de glicação, que quebra as fibras colágenas.

A Vitamina C é uma das principais recomendações para quem quer eliminar as rugas e amenizar os efeitos da idade na face. Esses efeitos se devem pela substância ser um antioxidante natural que beneficia a produção do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele.

Para isso, você vai precisar combinar suco de uva, água, água de coco, mirtilo, gengibre e colágeno. O preparo consiste em bater todos os ingredientes no liquidificador e, depois, sua bebida estará prontinha para o consumo.

A vitamina C é um dos adicionais mais interessantes, pois estimula a produção do colágeno pelo corpo, além de trazer benefícios próprios, como função antioxidante e auxílio na absorção de ferro. O ácido hialurônico também é importante em colágenos para a pele.

Além disso, a gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colágeno, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos, pela reconstituição e regeneração das articulações e que atua de forma a retardar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento, evitando assim as rugas, celulites e marcas de ...

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

O colágeno pode ser consumido diariamente, de preferência junto das refeições. Ele pode ser encontrado em forma de pó, com ou sem sabor, que deve ser diluído em água, sucos, vitaminas ou sopas.

O colágeno pode ser consumido em qualquer horário e momento do dia, mas a recomendação é para que seja ingerido longe de refeições com grandes quantidades de proteínas como almoço e jantar. A sugestão é ingerir antes de dormir ou no shot matinal, assim o organismo absorve melhor os nutrientes.

Para melhorar a pele, os cabelos, as unhas e o intestino costumam ser feitos com colágeno tipo I, o mais abundante no organismo. Já os produtos feitos para as articulações é recomendado que sejam com o tipo II, presente nas cartilagens.

Com ação diurética e antioxidante, o chá de cavalinha é rico em silício, responsável por aumentar a síntese de colágeno.

Pepino e abacate são os ingredientes mais equilibrados para a pele. Por um lado, o pepino contém vitamina C para adicionar colágeno à pele, enquanto o abacate produz óleo e o mantém hidratado. Tudo o que você precisa são 2 colheres (sopa) de mel e ¼ de xícara de iogurte natural. Misture os dois e aplique no rosto.