Como produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Resposta verificada por especialistas. Os produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme, por meio de duas vias disponíveis para a penetração de substâncias na pele, que são: a via transepidérmica e os anexos cutâneos.

Epiderme – camada formada pelo epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, originado a partir do ectoderma cutâneo (Aula 3 deste módulo). Derme – camada composta por tecido conjuntivo originado do mesoderma. Hipoderme – camada adiposa também de origem mesodérmica, que une a pele aos órgãos mais profundos.

A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.

Resposta verificada por especialistas. Os produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme, por meio de duas vias disponíveis para a penetração de substâncias na pele, que são: a via transepidérmica e os anexos cutâneos.

Influências na permeabilidade cutânea:
Fluxo sanguíneo – Hiperemia facilita a permeação. Hidratação – Quanto mais hidratada a pele maior a permeação. Região da Pele – Região com grande número do folículos pilosos ou mais vascularizada é mais permeável. PH da pele – Quanto mais alcalina maior permeabilidade.

Na prática, o uso tópico acaba significando "uso na pele", já que o medicamento é aplicado diretamente na pele que cobre a região do corpo em que está o mal que se quer curar.

Os fármacos atravessam esta camada por um processo de difusão passiva, que vai progredindo através da epiderme e da derme, por processos de permeação, até serem absorvidos para a corrente sanguínea (Zatz, J.

Várias substâncias são capazes de atravessar a pele, as substâncias que possuem solubilidade em gordura possuem imensa facilidade de penetração. Essa ação que acontece na pele é chamada de absorção cutânea.

Já as moléculas hidrofóbicas conseguirão atingir camadas mais profundas, exatamente pela semelhança química com a maioria dos componentes da pele (também hidrofóbicos). As moléculas menores também conseguirão atingir estas camadas, já que passam com mais facilidade pelos caminhos que as moléculas maiores não conseguem.

Entre os vertebrados, o tegumento é composto por camadas: a mais externa, a epiderme é formada por tecido epitelial, a camada subjacente de tecido conjuntivo é a derme, seguida por um tecido subcutâneo, também conhecida como hipoderme.

Camadas da pele

  • Epiderme. A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. ...
  • Derme. A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. ...
  • Hipoderme. A hipoderme ou tecido subcutâneo é a camada mais interna, porém, não é considerada parte da pele.

A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.

As células mais abundantes da epiderme são os queratinócitos. Essas células se originam da camada basal e produzem a principal proteína da epiderme, chamada de queratina. As outras células localizadas na epiderme são: Melanócitos (produzem o pigmento da pele)

A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.

Absorção: Os ingredientes ativos de um produto atingem a corrente sanguínea; Penetração: Os ingredientes ativos atingem apenas a epiderme; Permeação: Os ingredientes ativos atingem a derme (camada abaixo da epiderme), mas não chega a atingir os vasos sanguíneos.