Como processar a empresa por danos psicológicos?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Caso a Justiça entenda que a empresa é responsável por causar ou agravar o transtorno mental sofrido pelo funcionário, a Previdência pode ajuizar uma ação de regresso para cobrar um ressarcimento pelos valores gastos em auxílio-doença.

Para que o prejuízo moral seja claro o suficiente para o sucesso de uma ação indenizatória, é preciso que o fato atenda 5 requisitos.

  1. A autoria. ...
  2. O ato ilícito. ...
  3. O dano em si. ...
  4. A culpa.
  5. O nexo de causalidade. ...
  6. 1 – Junte todos os documentos que possam ser prova. ...
  7. 2 – Não confie na sua memória. ...
  8. 3 – Procure ajuda profissional.

Determine se o dano emocional foi intencional.
Nesse caso, o comportamento injurioso de uma das partes causa o dano, e você deve provar que a outra parte demonstrou uma conduta injuriosa e extrema de maneira intencional ou descuidada. O dano físico também deve ser um fator presente.

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

O laudo psicológico deve ser escrito em linguagem simples, porém bem ordenado e estruturado. O laudo deverá ser claro e conciso, observando a ética profissional e o alcance das informações.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos.

Dano moral in re ipsa não precisa de prova, pois é presumido . Como regra geral de reparação de danos, em nosso ordenamento jurídico, quem ajuiza ação solicitando indenização ou reparação deve provar o prejuízo que sofreu.

Como provar dano moral no trabalho
No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado.

O valor máximo da causa no JEC é de 40 salários mínimos, ou seja, no momento da publicação deste post, o valor máximo que uma ação pode ter para ser julgada no tribunal de pequenas causas é de R$ 48.480,00.

A humilhação no trabalho envolve os fenômenos vertical e horizontal. O fenômeno vertical se caracteriza por relações autoritárias, desumanas e aéticas, onde predomina os desmandos, a manipulação do medo, a competitividade, os programas de qualidade total associado a produtividade.

Dano moral é a consequência de um ato ilícito que provoca danos psicológicos na vítima, causando transtornos, mágoa, humilhação ou vergonha, ou seja, qualquer tipo de sentimento que possa trazer abano físico e mental.

No entanto, o tempo médio de duração de uma ação de indenização por danos (seja ele moral ou material) é de 2 anos, a depender da comarca em que o processo está correndo, e das provas que acompanham o processo e/ou devem ser produzidas nele.

(deve incluir a descrição da queixa/demanda: informações referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento). Nesta parte, deve-se apresentar a análise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.

A violência psicológica no trabalho também conhecida como assédio moral tem sido bastante comentada na sociedade hoje em dia. Tal violência é definida como qualquer conduta abusiva contra a dignidade ou integridade física do funcionário, que ameaça seu emprego e deixa um clima muito ruim no local de trabalho.

No caso do assédio moral no trabalho não é assim, dependendo do tipo de assédio que você sofre, as formas de provar mudam.
...
Para provar este tipo de assédio moral, você pode utilizar:

  1. Testemunhas;
  2. Fotos;
  3. Vídeos;
  4. Gravação de áudio.