Como prevenir os atos inseguros?

Perguntado por: vnogueira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Como evitar o ato inseguro? A melhor forma de se evitar quaisquer problemas com relação ao seu modo de agir é, de fato, fazer as suas funções com o máximo de atenção e foco em cada etapa. Também é essencial que caso ocorram dúvidas durante o processo, é ideal perguntar a um supervisor e pedir orientação correta.

Correspondem à violação de uma ordem ou procedimento. Alguns exemplos: levantamento improprio de carga, brincadeiras no serviço, manutenção de maquinas em movimentos, danificação ou não uso de EPI, utilização de ferramenta inadequada, ou execução de serviços para os quais não estão autorizados.

A princípio, os atos inseguros são condutas onde as pessoas se expõem aos riscos de acidentes de trabalho. Nesses casos, eles desrespeitam a uma regra ou ordem, expondo-se a perigos. Sendo assim, muitas vezes, causam acidentes e lesões.

Para evitar esse comportamento inseguro, faça todas as atividades necessárias com concentração e atenção a cada passo. Além disso, não realize nenhum processo com dúvidas, pois elas podem ser cruciais para evitar um acidente. Sempre que estiver confuso com alguma situação, chame um supervisor e peça as orientações.

Alguns exemplos de condições inseguras são: Proteção insuficiente - inadequada ou ineficiente. Condições Defeituosas - ferramentas manuais, equipamentos, substâncias. Layout pobre - fluxo de trabalho, superlotação e congestionamento.

Ações, atitudes inseguras (ato abaixo do padrão): são aqueles que dependem das ações dos homens como fontes causadoras de acidentes. Ex: deixar de usar equipamento de proteção individual, entrar em áreas não permitidas e operar máquinas sem estar habilitado.

NR 1

A norma regulamentadora responsável pelos atos inseguros é a NR 1, que representa as Disposições Gerais, onde fala que cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre a segurança do trabalho com o objetivo de se prevenir os atos inseguros no desempenho das funções de cada trabalhador.

Falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou uso de itens inadequados / danificados; Levantamento das cargas de forma errada ou acima do permitido nas normas de segurança; Uso de ferramentas improvisadas; Distrações no meio de atividades que exigem plena atenção.

O que fazer? – Aprender a trazer os seus pensamentos para o presente e para a realidade é uma das principais dicas para lidar com a insegurança. Avaliar se as suas preocupações diante de certas situações são válidas, reais e produtivas.

6 dicas para deixar a insegurança de lado

  1. Invista em você e se valorize. ...
  2. Não deixe o ciúme mandar na relação. ...
  3. Atenção: pare de querer chamar tanto a atenção. ...
  4. Controle suas expectativas: seja realista! ...
  5. Respeite o espaço do outro. ...
  6. Seja clara: os homens não entendem as nossas indiretas.

As causas de um comportamento inseguro pode estar relacionado a propensões genéticas, ambiente familiar e experiências de vida. Assim, a segurança emocional é construída desde o nascimento e em todo o processo de desenvolvimento da pessoa.

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

"Ajudá-los quando eles precisam, de uma maneira não condescendente, pode fazê-lo melhorar suas habilidades, além de ajudar a criar um ambiente de maior colaboração." Lembre-se de reconhecer qualquer trabalho bem executado. "O reconhecimento pode ser privado ou público, e não precisa ser elaborado", diz Amabile.

Como lidar com a insegurança?

  1. Pratique o autoconhecimento. Sabe aquele provérbio que diz que devemos conhecer nossos inimigos para derrotá-los? ...
  2. Identifique suas inseguranças. ...
  3. Seja gentil consigo. ...
  4. Preste atenção na sua linguagem. ...
  5. Busque exemplos em quem você admira. ...
  6. Dê um passo de cada vez. ...
  7. Escute-se mais. ...
  8. Adquira competências.

Significado de Inseguro
Falta de confiança em si próprio; medroso: parecia inseguro diante de seu chefe. Que não toma decisões facilmente; que possui grande dificuldade para se decidir; hesitante: ele era muito inseguro para continuar com aquela discussão. Etimologia (origem da palavra inseguro). In + seguro.

A raiz da insegurança está em experiências passadas, que criam na nossa mente diversas crenças limitantes. O importante é ter a consciência de que esse caminho de superação é um processo e, por isso, será alcançado quando essas práticas forem verdadeiramente incorporadas ao seu cotidiano.