Como prevenir o pulgão?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

As plantas da família apiácea (coentro, cenoura, salsa) tem potencial para atrair esses pequenos insetos, que auxiliam no controle natural de pulgões. Também é possível utilizar armadilhas coloridas para o monitoramento e controle do pulgão na lavoura, ou recorrer a caldas orgânicas!

Aplicar o Forth Mata Pulgão em toda a planta, principalmente sobre os pulgões. Evite aplicar nos horários mais quentes do dia e repita a aplicação a cada 15 dias ou quando necessário. Os resultados são esperados em até 24 horas após a aplicação do produto.

O que atrai esses insetos para as plantas é a seiva que elas produzem, sendo ela a principal fonte de alimento. Vale destacar que a seiva é extremamente nutritiva para os insetos, já que é ela quem carrega os nutrientes do solo para as extremidades dos vegetais.

Plante vegetais atrativos ou repelentes
Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, comocitronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.

Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão. Faça movimentos delicados e seja cuidadoso na hora do descarte para não espalhar a praga removida.

Eles não causam mal diretamente ao consumidor, mas podem ser vetores de bactérias ou fungos.

Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

São predadores de pulgões coleópteros, dípteros, neurópteros, heterópteros, himenópteros e aranhas. Existem mais de 5 mil espécies de coccinelídeos (insetos da família dos coleópteros) que são predadores de pulgões e são encontrados em quase todas as partes do mundo.

Os principais predadores naturais dos pulgões são as joaninhas, sirfídeos (moscas-das-flores), besouros e vespas, mas há inúmeros outros animais capazes de predá-los. Algumas formigas utilizam-se de uma solução aquosa rica em açúcares, que os pulgões excretam e por este motivo protegem-nas dos predadores.

Alho e cebola
Alho (Allium sativum) e cebola (Allium cepa) também podem ser usados como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Após esfriar, coe e pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

O alho (Allium sativum) e a cebola (Allium cepa) apresentam em sua composição substâncias, como o enxofre, que podem ser utilizadas no manejo de pragas e de doenças foliares. Essas substâncias podem ser extraídas em extratos facilmente preparados na propriedade rural.

500 ml de água. 20 ml de detergente neutro.
...
Modo de Fazer:

  1. Misture a água com detergente de maneira lenta para não formar espuma.
  2. Despeje o conteúdo em um borrifador.
  3. Pulverize nas partes infestadas por pulgões, cochonilhas e formigas.

Pulgão branco é uma espécie de inseto que ataca os ramos e galhos de plantas lenhosas, de frutos e ornamentais. Embora seja comumente chamado de pulgão branco, seu nome científico é Icerya purchasi e ele é um tipo de cochonilha, a cochonilha australiana.

Fungicida. Faça um fungicida natural com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 5 litros de água e pulverize quando necessário na sua horta ou jardim.

Entre os inimigos naturais de pulgões, destacam-se os parasitóides, microhimenópteros das famílias Aphidiidae e Aphilinidae. São vespinhas que parasitam pulgões, matando-os para manter sua própria sobrevivência.