Como prevenir o pterígio?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

É possível prevenir? Não há como prevenir a predisposição genética, no entanto, há como evitar os fatores ambientais que contribuem para o surgimento da doença. Assim, o uso de óculos de sol é uma das melhores formas de prevenção do pterígio, uma vez que protege os olhos contra a poeira, vento e luz ultravioleta.

Quando o Pterígio se apresenta na forma de pequenas lesões e o indivíduo não tem sintomas, não é necessário realizar nenhum tipo de tratamento. Contudo, quando os sinais de irritação e inflamação aparecem, é indicado o uso de compressas frias e colírios, sempre prescritos por um oftalmologista.

Dentre as causas comuns do pterígio estão: Olho seco; Exposição contínua e crônica dos olhos à luz solar; Exposição direta dos olhos ao vento, poeira e/ou poluição.

Em aplicação tópica ocular, o diclofenaco sódico é eficaz no alívio dos processos inflamatórios do segmento anterior do olho e para prevenir a inflamação pós-operatória, quando aplicado antes da cirurgia ocular.

O custo da cirurgia de pterígio varia de acordo com o profissional, equipe médica e local de realização escolhido, podendo custar a partir de R$ 2.000,00.

Após a cirurgia de pterígio, é normal sentir algum desconforto e vermelhidão . Também é comum notar algum “embaçamento” durante a recuperação. No entanto, se você começar a sentir dificuldades de visão, perda total da visão ou notar um novo crescimento do pterígio, marque uma consulta com seu médico.

A cirurgia de pterígio dura cerca de 30 a 40 minutos e normalmente a pessoa leva de sete a quatorze dias para se recuperar e voltar à rotina de trabalho e do dia a dia.

Um pterígio pequeno e pouco sintomático pode ser tratado apenas com colírios lubrificantes e, caso necessário, vasoconstritores para clarear os olhos avermelhados. Colírios de corticosteróides devem ser reservados para as crises e nunca usados por tempo prolongado.

Quem tem pterígio precisa usar óculos? É bastante comum que o pterígio cause astigmatismo, fazendo com que a visão se torne muito embaçada. Nesses casos, o uso de óculos pode se tornar necessário para corrigir esse grau. Além disso, os óculos de sol podem ser grandes aliados.

Não existe colírio ou pomada para curar pterígio.
Depois que o pterígio aparece e começa a crescer, só a cirurgia pode removê-lo completamente.

TV e celular estão liberados. Evite esforços físicos intensos por 7 dias. Compressas com água gelada ajudam a evitar sangramento e desinchar a pálpebra.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente.

Quais são os riscos da cirurgia de pterígio? O risco principal e muito comum da cirurgia de pterígio é o chamado pterígio recidivado, que é quando a doença volta. As chances de volta são maiores quando não há o transplante para cobertura da área afetada, deixando-a sensível e propícia a possíveis infecções.

Betabloqueadores
Os betabloqueadores costumam ser a primeira escolha dos oftalmologistas, devido à sua eficiência e rapidez no controle da pressão intraocular.

Pode ser feito juntamente um tratamento com radiação para auxiliar na recuperação. Existe uma chance de recidiva da cirurgia. A técnica que oferece menos risco de acontecer isso é a que faz transplante de conjuntiva e utiliza a cola de fibrina. Não há idade mínima para a efetivação do procedimento cirúrgico.

A cirurgia para a remoção do pterígio é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizada em unidades de atenção especializada gerenciadas pelo CEJAM. O procedimento cirúrgico costuma ser simples e de curta duração e a etapa pós-operatória, em geral, não é dolorosa.