Como preparar o aranto?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Chá de aranto: colocar 1 colher de chá de folhas secas de aranto em uma xícara de água fervente e tampar. Deixar repousar por 10 minutos e filtrar. Recomenda-se beber no máximo 1 a 3 xícaras por dia; Cápsulas de aranto: a dose recomendada é de 1 cápsula de 500 mg até 3 vezes ao dia.

De acordo com uma crença, seria possível utilizar a planta aranto contra o câncer, ou seja, como tratamento oncológico. Pertencente ao grupo das suculentas, ela pode sim ser manuseada para alguns fins medicinais. Porém, não há evidência científica da sua ação contra tumores.

Além disso, as folhas frescas do aranto, também podem causar intoxicação, não sendo recomendado seu consumo. Por isso, o uso do aranto deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais.

Para fazer o suco de Aranto (aproximadamente 200mL, 1 copo), você pode seguir os passos:

  1. Separe um pedaço da folha da planta (do tamanho aproximado de 3 dedos);
  2. Misture com 200mL de água;
  3. Leve tudo ao liquidificador (ou processador/mixer).

O modo mais popular de se consumir aranto é com a infusão ou trituração de suas folhas, na forma de sucos e chás. Para tratar de feridas, é usado na forma de compressas.

A “Cura Tudo” é recomendada para quem sofre de gastrite, úlcera, pedra nos rins, males do fígado e hepatite; má circulação, ácido úrico, varizes, reumatismo e hemorroidas. Também é vermífugo e auxilia no controle do diabetes, servindo, portanto, como emagrecedor.

Ela possui propriedade medicinal cicatrizante, sendo utilizada popularmente em casos de queimadura e ferimentos superficiais da pele.

O consumo dessa planta também é contraindicado para pessoas grávidas, uma vez que ela pode provocar o aumento de contrações no útero. É recomendável buscar orientação médica ou fitoterápica antes de fazer uso de qualquer medicamento, inclusive suplementos naturais, como é o caso do aranto.

Segundo a bióloga, o uso contínuo de chás feitos com a planta podem causar diversos tipos de sintomas, como náuseas, vômito e dor abdominal. Além disso, pode comprometer o sistema nervoso, ocasionando confusão mental, delírio e alucinações.

Especialista explica que aranto não cura câncer, mas ajuda no tratamento.

Flores, folhas, talos e grãos podem ser consumidos em saladas e sopas. O amaranto também serve de ingrediente em pães, bolos e biscoitos, substituindo um terço das farinhas da receita original. Para fazer a farinha em casa, é só moer os grãos no liquidificador.

As folhas desta planta podem ser utilizadas para preparar chás e infusões. Basta adicionar as folhas em água quente, deixar em infusão por alguns minutos e depois coar. Esse chá pode ser consumido para ajudar no alívio de dores e inflamações.

Boato que circula na internet até tem fundamento, mas pesquisas estão em fase preliminar e não suportam o tratamento – fora que a planta pode ser tóxica. O aranto (nome popular da kalanchoe daigremontiana) é uma planta ornamental que vem sido divulgada no universo online como suposto tratamento para o câncer.

O aranto (Kalanchoe daigremontiana), também conhecido como mãe-de-milhares, é uma espécie de suculenta de origem africana, conhecida por sua beleza e utilidade terapêutica, proporcionada por suas propriedades analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e diurética.

folhagem. suculenta e muito utilizada aí na medicina popular principalmente por pertencer ea família da kalanchoe ela é uma planta e que é muito resistente e ela tem uma coisa muito interessante que a forma de propagação. ó. as mudinhas bela dá na pontinha das folhas e você pode.

Poda. Como podar esta o aranto? A planta depois que brota, seu desenvolvimento é sempre contínuo e firme. Mas se caso acontecer alguma situação em que necessite de poda nas folhas ou flores, basta esterilizar uma pequena tesoura e realizar a poda.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

inteiramente toda a pesquisa feita no brasil então é uma planta extremamente importante o nome científico é varronia curassavica e ela é conhecida como erva baleeira.