Como preparar legumes para bebê?

Perguntado por: nvilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A melhor forma de preparar legumes para os bebês é cozinhando com pouca água, pois assim ficam bem macios e é possível amassá-los com um garfo, formando uma papinha. Use pouco óleo se preciso, de preferência o óleo de canola.

Frutas + Legumes + Verduras: uma combinação deliciosa e nutritiva

  • Kiwi com alface e rúcula;
  • Uva passa ou uva fresca com repolho;
  • Manga com alface, pepino e kani;
  • Maçã com cenoura e repolho.

Papinha para bebê: 8 verduras e legumes para ter em casa

  • Batata-doce. A batata-doce age como um potente anti-inflamatório graças às vitaminas C e B6, ao betacaroteno e ao manganês. ...
  • Cenoura. ...
  • Mandioca. ...
  • Couve-manteiga. ...
  • Brócolis. ...
  • Beterraba.

A adição de sal à papinha não é recomendada. Segundo Junaura Barreto, da Sociedade Brasileira de Pediatria, ao estimular muito precocemente as papilas gustativas de um bebê, salgando a comida, ele pode acabar desenvolvendo uma preferência por alimentos muito salgados.

Prefira temperar a comidinha com alho, cebola, salsão, salsinha, cebolinha e outras ervas. Algumas gotas de azeite no final também melhoram o sabor. Dependendo da papinha, você pode até ralar um queijo. Não use temperos picantes, como pimenta, páprica e curry.

Além dos famosos alho e cebola, ervas frescas (como salsinha, cebolinha, coentro, tomilho, sálvia, alecrim), algumas especiarias (cúrcuma, páprica doce, cominho) e vegetais aromáticos como alho-poró, salsão e cenoura, podem ser utilizados para temperar a comida do bebê.

verduras: repolho, espinafre, couve, vagem e brócolis; legumes: abóbora, cenoura, abobrinha, quiabo e chuchu; tubérculos: mandioca, cará, inhame, batata-inglesa, batata-doce ou batata-baroa.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

A partir da introdução alimentar, por volta dos seis meses, o bebê já pode comer ovo. Já houve muita discussão sobre oferecer ou não ovos para crianças. Mas, com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) hoje é que o ovo pode ser oferecido já aos 6 meses.

Outros condimentos que podem ser bem aproveitados para os legumes cozidos no vapor são: salsa, cebolinha, açafrão, louro, manjericão, coentro e alecrim.

Lave bem os vegetais, pouco antes de cozinhá-los. Prefira sempre prepará-los no vapor, pois assim o alimento não entra em contato direto com a água e as perdas nutricionais são reduzidas. Não cozinhe no vapor por mais de cinco minutos. Esse é o tempo ideal para manter os nutrientes e garantir uma crocância ao alimento.

MACARRÃO PRA BEBÊ MUITO PEQUENO TEM QUE SER EM OUTRO FORMATO. Eles não conseguem pegar ainda, mas um bebê de 8 meses já pode comer facilmente, principalmente fusilli e penne.

Pode começar por esmagar a beterraba bem cozida em vez de triturar, e deixar alguns pedaços e oferecer como acompanhamento. Pode também cortar a beterraba bem cozida em pedaços pequenos e oferecer separadamente.

A criança menor de 1 ano é menos resistente ao micro-organismo, podendo desenvolver essa grave doença, que causa sintomas gastrintestinais e neurológicos. Também deve-se ficar atento aos alimentos ultraprocessados que alegam não ter açúcar, mas contêm adoçantes em sua composição.

Segundo a SBP, não é recomendado a adição de sal em comidas para crianças até seus 12 meses, após esta idade o uso do sal deve ser moderado. A quantidade de sódio suficiente para as necessidades dos bebês nessa fase está em quase todos os alimentos que são consumidos diariamente, como: frutas, verduras, carnes e ovos..

A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde recomendam não oferecer doces e açúcar nos primeiros dois anos de vida do bebê.

O ideal é acondicionar o alimento em recipientes de vidro adequados para congelamento ou de plástico, com tampa, que acomodem uma porção individual – assim, você descongela apenas o que o bebê vai comer no dia. Pode usar também sacos plásticos com fechamento à vácuo, próprios para ir ao freezer.

Salvia, salsinha, cebolinha, coentro, manjerona, manjericão, hortelã, pimenta do reino, lemon e pepper, curry, curcuma, páprica, paprica doce, chimichurry, ervas finas, alho, cebola, alecrim, cravo, canela, anis, gengibre e todos outros temperos podem ser usados na comida do bebê!

Quando começar a dar papinha para o bebê?

  1. No início, durante um mês: 1 vez por dia.
  2. Após 1 mês: 2 vezes por dia.
  3. Após 9 meses: 3 vezes por dia.