Como preparar fígado para o meu gato?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Fígado refogado para gato também deve estar fora de cogitação – já que muitos dos ingredientes deste prato são tóxicos para os pets. Para oferecer de maneira saudável, o ideal é que sirva o fígado de forma cozida e sem temperos e em pequenos pedaços.

Então, seu gato pode comer ovo cozido com ou sem casca. A parte da gema está permitida também, aliás, é uma das áreas favoritas do ovo para os gatos. Eles adoram o sabor e vão aproveitá-la muito bem. Na gema, estão presentes muitas vitaminas, como as do complexo B, que vão proporcionar muito bem-estar ao pet.

Coloque o fígado sem acressentar água, feche a panela de pressão e cozinhe por 20 minutos.

Entre as carnes que gatos podem comer que são consideradas totalmente seguras para nossos amigos peludos estão o frango e peixe desfiados, além da carne bovina. Lembre-se de retirar todos os ossos e/ou espinhas, não adicionar temperos ou sal e cozinhar muito bem para eliminar parasitas.

Como falamos de um gato muito desnutrido, o tutor deve oferecer um pouco de ração úmida no começo. O motivo? A ração úmida é apetitosa e mais fácil de ingerir, ajuda no retorno suave do funcionamento do sistema digestivo, além de conter mais proteínas e minerais em sua composição.

A sardinha está entre os peixes permitidos para gatos, mas nem por isso ela pode ser oferecida de todas as formas.

A maçã é indicada, inclusive, em dietas para gatos obesos que precisam ter uma alimentação balanceada. Por ser uma fruta majoritariamente composta por água, a melancia é uma das melhores escolhas para oferecer ao bichano.

Entre nutrientes e vitaminas, os iogurtes são ótimas fontes de cálcio, importantes para o metabolismo ósseo dos felinos. Além disso, o iogurte pode ser um facilitador para o trânsito e a digestão, ajudando a eliminar os pelos que costumam se acumular no trato digestivo dos felinos.

Mexa bem e deixe aí por uns 15 minutos. Depois escorra os bifes (mas não lave) e tempere com o alho amassado e o sal. Deixe no tempero um pouquinho para pegar sabor.

O segredo está no leite
O leite é o grande responsável por deixar a carne super macia e retirar o gosto e o cheiro forte do fígado. Na hora de fritar, descarte o excesso de leite e aqueça bem a frigideira com azeite antes de colocar o bife para fritar.

Como fazer
Adicione o sal, a pimenta, o azeite e por último o leite; Deixe marinar por cerca de duas horas dentro da geladeira; Para deixar o bife com um gostinho ainda mais especial, depois de fritar, reaproveite o óleo do tempero, misturando-o com água, suco de limão, manjericão, alecrim, cebolinha e salsinha.

Sardinha, um pedacinho de carne bovina ou de frango são algumas das comidas que os gatos mais gostam, principalmente se estiverem fresquinhas. Experimente dar um pouco de algumas dessas carnes entre uma refeição ou outra — eles vão adorar!

O gato pode comer carne cozida ou grelhada
Cozinhar as carnes em água fervente - mas sem acrescentar nenhum tipo de óleo ou tempero, como cebola e alho - é a melhor forma de fazer isso. O cozimento é essencial para eliminar todas as bactérias e protozoários que podem estar presentes no alimento.

Gato pode comer carnes saudáveis
A carne de peru e de galinha também são boas e fazem parte dos alimentos que gatos podem comer. Se você pretende preparar uma dieta caseira à base destes produtos, deve saber que a melhor forma de dar para o felino é fervendo ou grelhando as carnes sem nenhum tipo de gordura.

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos

  1. O sistema imunológico dos felinos.
  2. Alimentação orgânica e de boa qualidade.
  3. Opte por tratamentos mais naturais.
  4. Probióticos para gatos.
  5. Evitar o estresse no gato.