Como preparar a fórmula de maneira correta?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O jeito certo de preparar a fórmula

  1. Lave as mãos com sabonete e água. ...
  2. Leia as instruções da embalagem com atenção. ...
  3. Derrame a quantidade correta de água (que deve estar a 70 °C) na mamadeira limpa e esterilizada.
  4. Adicione o pó e mexa suavemente. ...
  5. Pingue algumas gotas do leite no seu pulso.

A maneira mais segura para preparar a fórmula é ferver a água antes do uso. Deixe a água esfriar antes de misturar com a fórmula.

R: Alguns bebês não se importam de tomar leite frio. Se você optar por oferecer leite quente ao seu bebê, aqueça a mamadeira em uma panela com água quente ou sob água corrente quente.

Os pais devem aquecer as fórmulas infantis até a temperatura corporal. As mamadeiras cheias (ou os recipientes para as fórmulas infantis, caso sejam usados revestimentos de plástico descartáveis) são aquecidas em banho-maria e permite-se que elas atinjam a temperatura corporal.

Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato. Ela pode ser mantida no refrigerador durante 24 horas.

A água que será utilizada para preparar o leite deve ser de qualidade e estar livre de bactérias e outros micro-organismos. Por isso, o ideal é usar água mineral ou, se for preciso usar água de filtro comum ou da torneira, que ela seja fervida anteriormente para matar qualquer bactéria que ela possa conter.

Após o primeiro mês de vida, em média, seu bebê começará a beber cerca de 120 ml a cada 4 horas. Esta quantidade aumentará constantemente. Por exemplo, aos 6 meses de idade, ele deverá beber de 180 a 240 ml, 4 a 5 vezes por dia.

Nan Pro é o produto mais próximo do leite materno, o que o torna o mais recomendado pelos pediatras.

O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para o bebê. Ele tem os nutrientes em quantidade e qualidade ideais, além de ser gratuito, na temperatura certa e de fácil digestão, sendo o único que possui anticorpos e células de defesa que protegem o bebê.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal.

Como saber se o leite está fazendo mal para o bebê?

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Baixo ganho de peso;
  • Entre outros sintomas.

Bebês que mamam no peito ou tomam fórmula de leite não precisam beber água até os 6 meses de idade. Isso porque, até esta fase de vida, o leite (materno ou fórmula) contém todos os nutrientes e hidratação necessários para o desenvolvimento saudável da criança.

É importante que a temperatura da água não esteja menor do que 70 graus. Veja na embalagem da fórmula o quanto colocar do pó e adicione a quantidade recomendada.

Depois que a mamadeira estiver preparada, é recomendável usá-la imediatamente ou armazená-la corretamente. Recomendamos usá-la nas duas primeiras horas após a preparação, pois a fórmula preparada pode estragar se deixada por mais de duas horas em temperatura ambiente.

Se quiser ter máxima praticidade e zero risco de contaminação, a água filtrada é a melhor alternativa para preparação de fórmulas infantis.

Afinal, a fórmula pode causar constipação (impedir a criança de fazer cocô), além de fazer mal para a saúde do bebê, por sobrecarregar órgãos como os rins. Desidratação – Verifique se o bebê está ingerindo bastante líquido. Se ele ainda se alimenta exclusivamente de leite materno, aumente a sua ingestão de líquido.

NÃO!! As formulas devem ser preparadas e utilizadas imediatamente. A agua utilizada deve ser filtrada e fervida antes do uso no preparo. Tenha cuidado com os frascos ou recipientes, e com a agua utilizados para o preparo a fim de evitar contaminação.

A maneira de o fazer é a seguinte: em primeiro lugar, dá-se o peito ao bebé durante uns 15 minutos aproximadamente por cada peito, e, quando tiver terminado, oferece-se o biberão ao bebé para que termine de se alimentar se ainda tiver fome (sobretudo durante a noite, quando o leite materno já é mais reduzido).

No entanto, recomenda-se que as fórmulas não sejam mantidas em temperatura ambiente por mais de duas horas, mesmo quando a diluição ocorre em temperatura não inferior a 70ºC, tendo em vista a possibilidade de contaminação tanto no preparo quanto durante a alimentação.

Experimente molhar o bico da mamadeira em leite extraído antes de oferecê-la ao bebê, para que ele sinta o sabor e o cheiro do seu leite. Depois, estimule suavemente o lábio superior do bebê com o bico, para que ele abra a boca. Alimente seu bebê por livre demanda, colocando-o em posição semivertical.