Como prender a roupa no varal sem deixar a marca do prendedor?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

“Sabe quando você tira a peça do varal e ela está marcada? Provavelmente é porque o prendedor foi colocado de maneira errada”, conta Luanna. Para evitar essas marcações, o ideal é sempre colocar o pregador em locais mais firmes ou em cima da costura.

2) Suas calças jeans devem ser presas ao varal pelas pernas. Com isso, a peça secará mais rápido e, se estiver sob o sol, a fará desbotar menos nas áreas que mais aparecem. Seque a peça pelo avesso para garantir que os bolsos não fiquem úmidos.

Deixe até ficar completamente seca, pode até deixar a noite inteira. No dia seguinte, passe com o ferro para que não esteja muito fria e pronto. Assim, você pode secar sua roupa no inverno ou quando chover.

Pendure a roupa pelo lugar certo
Para evitar essas marcações, o ideal é sempre colocar o pregador em locais mais firmes ou em cima da costura. Essa prática vai evitar aquela luta com o ferro de passar roupa, depois, para tirar as marcas do tecido.

Como explicar por que uma roupa molhada colocada no varal seca-se? Quando uma roupa molhada é colocada no varal, ao receber o calor em forma de radiação solar, as moléculas de água que estavam na superfície da roupa ficam mais energizadas e mudam de estado, passando do líquido para o vapor.

Vire as roupas do avesso para estendê-las no varal, assim os bolsos secam com mais facilidade e o sol não desbotará a cor da peça. Para estender as calças, pendure-as pela pernas, isso faz com que elas sequem mais rapidamente.

Após lavar as roupas, estenda-as de forma espaçada
Assim, algumas moléculas de água já se desprendem, o que ajuda bastante a agilizar a evaporação. Em seguida, estende-as de forma espaçada no varal - ou seja, não deixe as peças muito juntas e tente realizar essa tarefa antes do meio-dia.

Não coloque os prendedores em locais que marcam a peça
Segundo a profissional, para evitar marcações é indicado sempre colocar o prendedor em locais mais firmes e em cima da costura. Essa prática vai evitar aquela batalha com o ferro de passar roupa para tirar as marcas do tecido.

A princípio, o segredo de como estender calça no varal é pendurá-la pelas pernas, porque há menos chances de amassados. Isso ainda evita danos ao elástico da cintura, se sua roupa tiver um.

Muitas pessoas acabam lavando as peças à noite e deixando elas para secar até a parte da manhã ou se esquecendo delas. Isso danifica as fibras das roupas, principalmente de toalhas e roupas de cama.

Outra dica muito importante é não pendurar blusas, camisetas e camisas de cabeça para baixo, para não as deformar.

A principal dica para evitar que a roupa solte tinta é, sem dúvidas, usar o sal como neutralizador nas primeiras lavagens. Isso já é usado há muito tempo, coloque a roupa dentro de um balde com água e sal comum que se usa diariamente.

Se o símbolo quadrado contém linha ou linhas horizontais indica o processo de secagem natural que costuma ser bem simples! Este símbolo mostra que sua peça pode passar pela secagem normal por tambor sem sofrer danos. É apropriado para passar pela secagem por tambor, porém em temperatura mínima ou reduzida.

Se a marca não estiver muito pesada, você pode usar finalizadores como óleos, silicones e creme para pentear para ajeitar os seus fios. Passe um pouquinho de produto nas mãos - no caso do creme, pode até molhar um tiquinho as palmas - e aplique nos cabelos. Depois, use a escova para devolver a forma.

Detergente com água quente
Faça uma mistura de 1 colher de chá de detergente em um copo de água morna e aplique sobre a mancha com uma esponja limpa. Lave em seguida com água fria.

Aplique gelo no local
Essa deve ser a primeira medida a ser tomada, logo que você perceber a marca, pois o uso de gelo reduz a resposta inflamatória. Coloque uma compressa com gelo sobre o local por cerca de 10 minutos. Caso a marca continue aparente após esse processo, repita os passos.

O vento direto acelera a secagem. Por isso, as roupas devem ser secas à sombra e ao ar livre ou em ambientes bastante arejados. Evite os locais onde bate muito sol, pois “as fibras, além de queimarem, também desbotam com mais facilidade e acabam ficando enrijecidas”, recomenda Monteiro.

Por incrível que pareça, o vento é mais eficaz que o sol na secagem das roupas. Ele movimenta as partículas de ar, que se chocam com as moléculas de água do tecido, agilizando a sua evaporação. Já o calor do Sol provoca um processo semelhante a esse, só que mais lentamente.