Como preencher um cheque Pré-datado Santander?

Perguntado por: rteixeira9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Preencher um cheque Santander é muito simples: basta escrever o valor, colocar a data do cheque e assinar. Além disto, você pode cruzar o cheque, endossar e deixá-lo nominativo.

Como preencher cheque corretamente?

  1. Informe o valor do cheque. O cheque tem um espaço na parte superior para você preencher o valor em expressão numérica. ...
  2. Preencha a quantia por extenso. ...
  3. Escreva o nome da pessoa ou empresa a que o cheque é destinado. ...
  4. Preencha a cidade e a data. ...
  5. Assine o cheque.

Existem duas formas de depositar um cheque: ir direto na “boca do caixa” ou em caixa eletrônico do seu banco. Para os dois casos, é importante que você preencha o cheque com identificação de quem vai receber o valor (cheque nominal) e de preferência, cruzado.

Informe o local e a data
Por exemplo: se a ordem de pagamento for realizada por alguém que está na cidade de São Paulo no dia 01 de outubro de 2021, deverá constar no cheque, no campo específico para a data: “São Paulo, 01 de outubro de 2021”.

Para preencher um cheque cruzado, basta seguir as mesmas regras do preenchimento de um cheque comum e, após isso, adicionar duas linhas paralelas cruzando o cheque de cima a baixo. Dessa maneira, você deposita o cheque em sua conta e só poderá fazer o saque quando esse dinheiro entrar no saldo.

O principal atrativo, tanto do pré-datado quanto do carnê, é a possibilidade de fazer longos parcelamentos com juros bem inferiores ao mercado de cartões ou até mesmo sem juros. Outra vantagem desses meios com relação ao cartão é a flexibilidade para a cobrança da primeira parcela.

Veja. Na apresentação do cheque pré, antes da data aprazada, duas coisas podem acontecer: o cheque ter fundos e ser pago; ou o cheque não ter fundos e ser devolvido pelo banco. Em ambos os casos o consumidor é prejudicado.

O Desconto de Cheque é uma operação de crédito que antecipa o fluxo de caixa por meio do desconto de cheques pré-datados. É destinado a empresas privadas comerciais, industriais e prestadoras de serviços, clientes da CAIXA. Com essa opção você recebe já pelas vendas feitas a prazo e ainda aproveita as vantagens.

Para depositar um cheque:
O cheque deve estar cruzado, com a indicação de beneficiário (cheque nominal), e o número de agência e conta do beneficiário no verso.

Mil ou um mil: escrita de números por extenso
2.000 - dois mil. 3.000 - três mil.

Os depósitos de cheques também são feitos sem a utilização de envelopes, e a sua imagem, juntamente com os dados magnéticos, é transferida eletronicamente para a compensação, com isso cheques do Santander depositados em contas Santander contam com a compensação imediata já os cheques dos demais bancos seguem a ...

As regras para endossar um cheque à outra pessoa, são bem especificas sendo que o beneficiário do cheque deve assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário, isto é, ele deve escrever o nome da pessoa a quem o cheque será transmitido.

Você deve endossar o cheque normalmente, assinado pelo responsável pela empresa ou nome fantasia, seguido de um documento.

Em “pré-datado” se está a informar que a data foi fixada previamente, isto é, anteriormente ao vencimento, o que ocorre de fato. Enquanto isso, em “pós-datado” se informa que a data de vencimento é posterior à data de emissão, o que também é verdade.