Como preencher o formulário recurso a Junta de Recursos da Previdência Social?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Passo 1: Acesse o formulário de Recurso à Junta de Recursos da Previdência Social. Passo 2: coloque o seu nome completo no campo “Segurado”; Passo 2: repita o seu nome completo no campo “Recorrente”; Passo 3: coloque o seu endereço no campo “Endereço para correspondência”.

Todos os formulários e requerimentos do INSS podem ser pesquisados, preenchidos e enviados online, pela internet através do site ou app do Meu INSS. O serviço está disponível no menu “Novo pedido” que substitui o anterior chamado “Agendamentos/Solicitações”.

  1. Fale Conosco.
  2. Central 135.
  3. Quem Somos. Base Legal. Simplifique! Conselho de Usuários.
  4. Atendimento à Imprensa.

Informações básicas do modelo de recurso de multa
Descrição dos fatos e fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação que está sendo feita; Data e assinatura do requerente ou do representante legal.

Recursos em concursos públicos: como funciona?

  1. Seja o autor do recurso. Escreva com as suas palavras o motivo pelo qual você quer a alteração do gabarito ou anulação da questão. ...
  2. Indique qual é a fase do concurso público. ...
  3. Seja direto. ...
  4. Utilize um tom respeitoso. ...
  5. Use argumentos fortes e com embasamento. ...
  6. Releia antes de enviar.

Neste processo, a Previdência tem até 85 dias para dar uma resposta.

Quanto ao prazo para julgamento, o Provimento nº 99, de 01/04/2008, fixa um prazo máximo de 85 dias para a tramitação dos processos nas Juntas de Recursos e nas Câmaras de Julgamento, desde a sua chegada na secretaria da instância julgadora até o encaminhamento final ao órgão de origem.

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

Exemplos de requerimento
(Nome do requerente), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito sob o (CPF) e (RG), residente em (rua), (número), (bairro), na (cidade)-(UF), vem, cordialmente, à presença de (pronome de tratamento adequado), requerer/solicitar (apresentação do pedido).

Entre no site oficial da Previdência: www.previdência.gov.br; No menu que se situa na lateral esquerda do site, clique em “Serviços do INSS”; Em seguida, clique no link “Consulta de situação de benefício”; Aparecerão as duas opções citadas: “Acompanhar pedido” ou “Resultado de requerimento de auxílio doença”.

Para saber como está o andamento do seu recurso junto ao INSS é necessário ligar na central 135, ou pelo computador. Você pode acompanhar o seu recurso no INSS através clicando aqui. Deverá fazer o login com CPF e senha, e clicar em seu recurso na próxima tela que irá abrir.

O segurado precisa entrar com o pedido até 30 dias após a negativa do seu benefício. Aqui, é preciso agendar uma nova data de atendimento através do 135 ou pelo site do Meu INSS e levar um formulário preenchido. Aqui o segurado terá que escrever as razões pelas quais está recorrendo da negativa do INSS.

O prazo para você entrar com o pedido de recurso é de 30 dias corridos, a partir da ciência da decisão do seu requerimento inicial de benefício. O CRPS tem 85 dias para analisar seu pedido de revisão.

Ao escrever o recurso administrativo, deixe claro desde início quais resultados estão sendo atacados, bem como os argumentos que tornam sua defesa plausível. Por exemplo, ao contestar o resultado de uma questão, aponte o enunciado, bem como a mudança que é necessária ocorrer.

– precisa constar todos os dados pessoais do condutor (nome; nacionalidade; estado civil; CPF; RG; CNH; endereço; modelo do veículo, placa e número do RENAVAM); – na sequência, você deve apresentar os argumentos da sua defesa contra a imposição da penalidade, solicitando o arquivamento do auto da infração.

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.

Definição: O recurso é um instrumento que visa pedir que um processo seja reexaminado. 2. Objetivo: É apresentado para solicitar reversão de decisão administrativa de indeferimento em alguma solicitação.