Como precificar preço?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Para precificar um produto, considere: custos fixos e variáveis, volume da compra, concorrência, entre outros. Além disso, vale ter em mente qual é o lucro que você pretende embutir no preço, a fim de garantir a lucratividade do seu negócio e não enfrentar surpresas desagradáveis na hora de fechar o caixa.

Precificação é o processo de definição do valor monetário a ser cobrado do cliente por um produto, mercadoria ou serviço. Trata-se de uma variável fundamental ao funcionamento de todo tipo de negócio.

30% do pagamento das despesas fixas podem vir dos produtos A, 10% dos produtos B etc. Com isso, você faz uma estimativa de quantos itens precisa vender para pagar as suas operações. O que sobrar vira lucro. Nesses cálculos, lembre-se de incluir os valores dos impostos e os descontos a serem dados aos seus clientes.

Como calcular o preço de venda? Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: lucro = receita total – custos totais. Definição de lucro. Basta subtrair a quantia que foi ou será destinada para vender e produzir os produtos da quantidade total de dinheiro que entrou.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Exemplo: se uma empresa vendeu R$ 10 mil em produtos, que tiveram o custo de R$ 6 mil, o lucro bruto foi de R$ 4 mil. O Lucro Líquido é o resultado da receita total menos os custos e as despesas. É o valor que a empresa lucrou após subtrair os custos com o produto e as despesas indiretas (internet, aluguel etc.).

Como calcular os custos fixos e variáveis
Nos custos fixos você precisa somar todos esses custos, somar todos os itens produzidos, dividir o custo fixo pela quantidade de itens produzidos e multiplicar o resultado por 100.

A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.

As estratégias de precificação são técnicas utilizadas para definir o preço de um serviço ou produto de forma que ele gere lucro para o negócio. Com elas, é possível ter informações mais precisas sobre os consumidores e a demanda, aumentando as chances de o preço definido ser certeiro.

De forma bastante resumida a diferença é que o preço é o que se paga por um produto ou serviço enquanto o valor é o benefício proporcionado.

O cálculo fica: (Despesas / Vendas) x 100 = Porcentagem das Despesas.

A margem de lucro permitida por lei depende da área de atuação da empresa. Para a área comercial, é permitida uma margem que varia de 15% a 20%. Já na indústria, é de 8% a 12%. No setor de serviços, a margem permitida é de 20% a 30%.

Quanto ao percentual do lucro, ele é escolhido e varia de acordo com o produto, sendo geralmente entre 15% e 25%. Para defini-lo e assim estipular o preço, o empreendedor deve ter em mente o público que visa a alcançar.

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