Como posso ser eu mesmo?

Perguntado por: lzaganelli6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ser eu mesmo é entender, possuir, reconhecer, apreciar e expressar tudo que eu sou. É incluir tudo dentro de si, o que é bom e o que é ruim ou a luz e a escuridão. Ser eu mesmo, é um desafio diário de evolução e crescimento do ser humano. É ser honesto sobre si mesmo e sobre o outro.

A recompensa de ser você mesmo
Nada é mais gratificante do que ter em torno de nós pessoas com as quais podemos ser nós mesmos, aceitando os nossos defeitos e fazendo com que nos sintamos bem. Isso é muito melhor do que ser quem não somos apenas para que os outros gostem de nós.

O melhor de ser você mesmo é não se preocupar se está fazendo certo ou errado, você está apenas vivendo. Se as pessoas se incomodarem com a sua autenticidade, esfregue a sua felicidade na cara delas. Nós só temos a nossa verdade.

Quem se descreve se limita.

Como você ama a si mesma é como você ensina todas as pessoas a te amar! Como você ama a si mesma é como você ensina todas as pessoas a te amar! A frase da autora Rupi Kaur nos acendeu essa reflexão: “mulher, como e quanto você tem se amado?”

O que é Amor Próprio:
O amor próprio é o amor que as pessoas têm por si mesmas. Muitas vezes as pessoas, por causa de fraquezas antigas, de crises mais recentes, não conseguem defender seus interesses para satisfazer suas necessidades.

Pensar apenas em si mesmo leva a uma deterioração
Sem perceber, a pessoa tem que estar o tempo todo pensando em como preservar esse “eu” ou em como exaltá-lo, como fazê-lo prevalecer acima dos demais. O resultado de pensar apenas em si mesmo é que você se enche de medo.

Como vimos, a importância de pensar em si mesmo está além do que a maioria das pessoas tem consciência. Muitas vezes, quando nos colocamos em prioridade, temos a sensação de culpa, que não deveríamos ter. O autocuidado é fundamental para que possamos ser o nosso melhor e, a partir daí, dar o melhor para quem amamos.

Um propósito de vida é uma espécie de meta que você mantém a longo prazo, para realizar algo grande. É aquilo que vai te fazer “zerar” a vida, no seu ponto de vista. Algumas pessoas também chamam de “sonho” de vida. Isso impacta não só a nossa vida, mas também a vida de quem está à nossa volta.

A estagnação acontece quando sentimos estar parados no tempo, incapazes de evoluir, sem compreender exatamente o porquê. Ela pode afetar diversas áreas da vida, como a vida financeira, amorosa e emocional. Por mais que se tente se livrar dessa sensação desagradável, ela parece nos perseguir.

O que fazer quando você está se sentindo perdido na vida

  1. Trace metas realistas. ...
  2. Coloque os planos no papel. ...
  3. Corrija falhas do percurso. ...
  4. Busque o autoconhecimento. ...
  5. Aprenda a lidar com as perdas.

Tenha claro quem você quer ser (e deixe de lado quem você “deveria” ser) Passamos grande parte de nossas vidas construindo uma versão de nós mesmos que nem sempre corresponde aos nossos valores. Em outras palavras, às vezes nos concentramos mais em quem “deveríamos ser” do que em quem realmente “queremos ser”.

O amor-próprio é o pilar da autoestima, autoconfiança e autoconhecimento. Sem ele, não conseguimos desenvolver essas três competências e aproveitar todos os benefícios de vivenciá-las em seu ápice. Além disso, quando nos amamos, cuidamos não apenas da nossa saúde mental, mas também da física e da emocional.

Desta forma, você forjará um vínculo inquebrável com seu próprio ser.

  1. Dicas para se amar a si mesmo. ...
  2. Mostre-se como você é ...
  3. Valorize suas ideias e decisões. ...
  4. Deixe de lado as críticas. ...
  5. Diga adeus aos medos. ...
  6. Concentre-se em suas qualidades. ...
  7. Não se compare.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.