Como posso saber se um alimento é irradiado ou não?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Além dos dizeres exigidos para os alimentos em geral e específico do alimento, deve constar no painel principal: “ALIMENTO TRATADO, POR PROCESSO DE IRRADIAÇAO”, com as letras de tamanho não inferior a um terço (1/3) do da letra de maior tamanho nos dizeres de rotulagem.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimento irradiado é todo aquele que tenha sido intencionalmente submetido ao processo de irradiação.

O Sr Bert Popping explica que alimento radioativo é aquele que contem em sua composição elementos radioativos, que emitem pulsos de energia. Um alimento radioativo (alta energia) não é considerado seguro. Já um alimento irradiado é o que sofreu exposição à radiação, para, por exemplo, eliminar microrganismos.

O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.

A irradiação de alimentos faz mal para a saúde? Em 1981, um comitê formado pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que alimentos irradiados com até 10,0 kGy (kilogray – unidade de medida para quantidade de radiação absorvida) são incondicionalmente seguros.

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.

Exemplos de Irradiação Térmica no Cotidiano
Aquecer numa lareira; Irradiação das lâmpadas; Aquecimento dos alimentos no Micro-ondas; Paredes de uma garrafa térmica.

Seu efeito, normalmente é ligado à geração de luz ou calor. Os principais exemplos desse tipo de radiação, e que aparecem com mais frequência no nosso cotidiano, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

A Radura é um logotipo internacional que é utilizado para identificar um alimento irradiado, e é exigido por lei que, além do símbolo, os alimentos irradiados possuam a frase “Alimento tratado por irradiação”.

Radiações Alfa, Beta e Gama.

Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade? Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.

Para estes trabalhadores a avaliação da exposição à radiação deve ser feita através da monitoração ambiental (ou monitoração de área), popularmente conhecida por levantamento radiométrico ou radiometria.

SBPR: A irradiação de alimentos é uma técnica para preservação e desinfestação de alimentos, submetidos a doses controladas de radiação ionizante para eliminação de insetos ou redução de microrganismos que contribuem para deterioração e comprometem a segurança do alimento.