Como posso saber se o kefir morreu?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Tanto no de leite, quando to no de água, os sinais mais fáceis de reconhecer kefir morto ou estragado são:

  1. Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  2. Coloração sem ser branca ou translúcida;
  3. Grãos esfarelando;
  4. Fungos;
  5. Sem bolhas (quando é kefir de água);
  6. Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

Os cuidados que você tem que ter com o kefir para evitar que a sua colônia morra

  1. Coloque o kefir na geladeira com mais leite ou água com açúcar caso vá fazer uma viagem curta. ...
  2. É preciso ver se o kefir está no ponto para ser coado. ...
  3. Congelar o kefir no freezer em viagens longas. ...
  4. Deixar os utensílios do kefir apenas para ele.

Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou papel tolha funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz.

Coloque 1 colher (sopa) de grãos dentro do pote de fermentação, adicione 300 ml de leite integral e fermente por 24 horas. Agora apenas acrescente 100 ml de leite, misture bem e volte para fermentação por mais 24 horas. Faça esse processo por 7 dias e veja como os grãos se comportam.

Se você prepara um iogurte ou usa algum leite que coalhou o kefir e a aparência dele está normal, pode ser que você tenha colocado muito ou pouco leite para a quantidade de grãos. Isso pode sobrecarregar com muita lactose ou que a lactose não seja suficiente, deixando-o mais ácido ou aguado.

O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.. Aconselha-se não deixar os grãos na mesma água/leite por mais de 3 dias, eles podem morrer por falta de alimento.

Não é essencial e nem recomendável por vários motivos: Usando leite fresco limpo, existe pequena chance de qualquer micróbio indesejável ser cultivado no meio do Kefir.

Kefir estragado

  1. Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  2. Coloração sem ser branca ou translúcida;
  3. Grãos esfarelando;
  4. Fungos;
  5. Sem bolhas (quando é kefir de água);
  6. Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

Conservar o kefir na geladeira é bem simples e permite parar o crescimento da colônia durante alguns dias ou semanas. Neste método o kefir não vai "dormir", somente vai se reproduzir mais lentamente.

Ao ser proliferado, o kefir pode acabar ficando bem ácido, com um gosto amargo que traz uma sensação de queimação à garganta.

Cubra o recipiente com um pano de prato limpo ou voal para evitar que insetos e poeira contaminem seu cultivo. Pode utilizar a tampa do próprio recipiente, não tem problema tampar o kefir.

O leite geralmente utilizado é o de vaca, entretanto, podem ser utilizados também leite de cabra, búfala ou ovelha. Com o leite a uma temperatura de cerca de 25°C, adicionam-se os grãos de kefir, iniciando, assim, o processo de fermentação, que dura entre 18 e 24 horas em temperatura ambiente.

Coloque três colheres de sopa de grãos de kefir em uma tigela de vidro e adicione um litro de leite; Cubra com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente por 24 horas até fermentar; Passado esse tempo, misture o kefir.

Se for aquecido, ele perde as propriedades medicinais. A principal vantagem do kefir é o fortalecimento do sistema imonológico. Além do kefir tradicional, de leite, há também uma bebida feita da fermentação de açúcar em água.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas.

Posso usar leite gelado? R: Poder até pode, o leite gelado retarda o processo de fermentação, com isso seu kefir fermentará lentamente. Isso é um ponto positivo para quem quer fazer uma fermentação mais longa, de 36 a 48 horas.

Os resultado benéficas do kefir começam a apresentar efeito em pouco tempo de uso. Tudo dependerá do tempo que a bebida ficou fermentando junto a colônia de bactérias. Conforme o tempo de fermentação é o seu efeito, se 12 horas pode soltar o intestino, 24 horas, normalizar, e 48 horas prender o intestino.

Aquecer o leite até uma temperatura de aproximadamente 40° (temperatura em que não se tenha mais condições de colocar na panela de leite o dedo LIMPO e permanecer por mais de 3 segundos). Após o aquecimento, colocar o leite em vasilhas apropriadas e, em cada uma delas, inserir o iogurte (ou lactobacilos).