Como posso lhe ajudar ou como posso te ajudar?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Quando o hábito é tratar a pessoa por TU - o que é muito comum no Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina - deve-se dizer Estou te escrevendo. Mas se o indivíduo ao longo da carta é tratado por VOCÊ, usa-se ”lhe” (assim como o/a, seu, sua e demais pronomes da 3ª pessoa): Estou lhe escrevendo...

Usa-se o 'ti' quando o argumento de um verbo, ou seja, o complemento de verbo necessita de preposição (a / para): "Os meus agradecimentos são exclusivos a ti".

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

Apontar alguma informação referente a produtos ou tentar puxar uma conversa que pareça orgânica, pode surtir muito mais efeito. Gatilhos e ganchos com as situações são mecanismos indispensáveis. Explicar o que se está passando e demonstrar a razão que o produto se adequa a sua personalidade pode ser um diferencial.

Ajudar o Próximo é Também Ser Grato!
Não por acaso, o sentimento de gratidão é uma das maiores dádivas do ser humano, pois significa que somos capazes de reconhecer aqueles que nos estendem as mãos e retribuir de alguma forma o seu ato generoso sendo generosos também.

Estudos científicos mostram que ajudar os outros impulsiona a felicidade [1]. Aumenta os níveis de satisfação, proporciona senso de sentido, aumenta nossa sensação de competência, melhora nosso humor e reduz o estresse. Pode ajudar a retirar nossas mentes da fixação em nossos problemas também [2].

Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

O "o" é a terceira pessoa e o "te" é a segunda pessoa. Quando me refiro a 'seu' ou 'dele' utilizo o pronome LHE. só devemos utilizar o 'lhe' quando o verbo 'abençoar' pedir o pronome referindo-se a outra pessoa. Ex.: Deus lhe abençoe a família. / Deus lhe abençoe a casa que irá morar.

Exemplos com te
Eu te amo. Deus te abençoe. Eu não te disse?

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Ti é obrigatoriamente antecedido de preposição: Dirigiu-se a ti. Falou de ti. Trouxe o livro para ti. Constrangeu-se perante ti.