Como Poseidon virou um deus?

Perguntado por: aalvim2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Na mitologia, Poseidon era filho de Cronos e Reia e irmão de Zeus. Tornou-se o senhor das águas depois que os deuses gregos derrotaram os titãs e os gigantes em duas guerras.

Poseidon é o nome dado ao deus dos mares e oceanos, segundo a mitologia grega; conhecido também como o deus Netuno, na mitologia romana. A figura mitológica de Poseidon é tida como a de um homem forte e imponente, sendo considerado um dos deuses mais poderosos e importantes na mitologia grega, assim como Zeus e Hades.

O deus era apaixonado por Deméter, a própria irmã. Para fugir do irmão, Deméter se transformou em cavalo, Poseidon, quando descobriu, também se transformou em cavalo e a perseguiu até alcançar. Juntos tiveram um filho, um cavalo chamado Arion.

Zeus retornou para resgatar os seus irmãos, fazendo com que seu pai os vomitasse (eles estavam em perfeito estado porque eram deuses, portanto, imortais). Assim, Zeus resgatou Poseidon, Héstia, Deméter, Hades e Hera.

Poseidon se apaixonou por Anfitrite, filha de Nereu e de Dóris, mas ela o recusou. Então, a obrigou a se casar com ele. Anfitrite, entretanto, se escondeu nas profundezas do oceano, de modo que só a mãe dela sabia onde ela estava.

Zeus

Zeus ficou com o céu; Hades, com o submundo; e Poseidon, com as águas. A partir disso, Zeus se tornou o rei do Universo, e os deuses do Olimpo passaram a ter o domínio sobre a Terra e os homens. Zeus era o deus mais importante e, portanto, ficou conhecido como rei dos deuses.

Ele teria três filhos de Anfitrite, incluindo um filho chamado Tritão. Como Zeus, Poseidon também passou a ter filhos de várias deusas e mulheres mortais. Seus filhos semideuses mais famosos de todos são Teseu e Belerofonte.

Também era conhecido como o deus dos terremotos. Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho.

Poseidon também tinha vários inimigos como a deusa Palas Atena que no qual ele disputou com ela para saber quem iria ser o grande deus padroeiro da grande cidade Atena, e também e era muito inimigo de um dos mais famosos heróis Ulisses,porque ele sempre estava lhe desafiando.

Poseidon: Irmão mais velho de Zeus e Hades, Poseidon é o deus dos mares. Descrito pelos gregos como furioso, carrega consigo um tridente que causa tempestades e maremotos. Hades: Deus dos mortos, responsável por acompanhar as almas, Hades não é descrito como um deus maldoso ou cruel.

Idade. Éon (Possui mais de 1 bilhão de anos.)

1) Tritão, o legítimo filho de Poseidon
Em primeiro lugar, Tritão é uma divindade marítima, ou seja, um deus do mar de menor grau. Nesse sentido, é considerado o filho legítimo do casamento entre Poseidon e Anfitrite, por isso, habita as profundezas do oceano com seus pais.

Os filhos de Poseidon/Netuno são bonitos e charmosos. Com estatura mediana, corpos definidos, pele bronzeada, olhos azuis ou verdes, cabelos comumente lisos e negros; podem acalmar a qualquer um com seu cheiro característico do mar.

O ceptro do deus romano Neptuno (ou Poseidón, na mitologia grega) é um tridente: uma espécie de arpão que apresenta três pontas. Diz-se que, quando Neptuno (“Netuno” no Brasil) utilizava o seu tridente para bater no chão, podia provocar terramotos, ocasionar tsunamis e fazer com que as embarcações naufragassem.

de 1968

Segundo o romance, na noite de 29 de dezembro de 1968, durante sua viagem de fim de ano, uma onda atingiu o navio, fazendo o navio virar de ponta cabeça.

Poseídon, deus dos mares, mostrou o seu poder cravando o seu tridente no chão e de uma fonte de água salgada brotou um cavalo veloz e forte, valioso para a guerra e que agradou a Crécops e ao seu povo. Atena, por seu lado, fez crescer no centro da cidade uma esplêndida oliveira de folhas douradas, carregada de fruto.

Como castigo, ele não podia mais se alimentar. Mesmo rodeado de água até o pescoço e de vegetação, ele não podia alcançá-los.