Como por exemplo no texto?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

11. Ideia de exemplificação

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

4) Introduzir uma explicação, um resumo ou consequência do que acabou de ser dito: Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc.

Quando os dois pontos são necessários?

  1. Começar uma enumeração. ...
  2. Antes de uma citação ou fala de alguém. ...
  3. Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo. ...
  4. Anteceder um exemplo, observação ou nota. ...
  5. Antes de orações apositivas.

A vírgula isola expressões intercaladas na oração, como: por exemplo, contudo, todavia, além disso, logo e enfim, entre outras, usadas para expressar oposição, explicação, conclusão.

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia. Exemplo: Você pode aproveitar esse tempo para, por exemplo, aprender um novo idioma.

Da mesma forma, “dar o exemplo” é uma expressão usada naqueles casos em que se espera assistir a uma forma de agir e de se comportar que incite à imitação, como no caso do pai mencionado acima.

Aquilo que serve de exemplo e modelo: 1 amostra, exemplo, arquétipo, exemplificador, modelar, modelo, molde, padrão, paradigma, paradigmal, paradigmático, protótipo, traslado.

Os dois-pontos também são usados para introduzir uma enumeração explicativa, ou seja, uma sequência que explica ou exemplifica o que foi dito anteriormente. Veja o exemplo a seguir: Precisávamos de muitos itens: fraldas, mamadeiras, papinhas; tudo o que um neném pode usar em demasia.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Nota-se que as orações posicionadas após os dois pontos têm a função de explicar ou esclarecer aquilo que antecede a elas. Em todos os casos, seria possível a utilização, também, das vírgulas no lugar dos dois pontos.

Depois de dois-pontos [ : ] se privilegia o uso da letra minúscula. Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação.

As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: – Pensei na seguinte maneira de resolver essa situação: comprar um carro novo.

É utilizado em frases declarativas e imperativas, afirmativas ou negativas. O ponto-final serve para encerrar períodos. O ponto-final é um sinal de pontuação que marca uma pausa longa. Seu uso é indispensável para a boa fluidez e para a compreensão de qualquer texto verbal.

A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.