Como pontuar uma conversa?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.

Quando o período é iniciado e terminado em aspas, mesmo com uma oração intercalada com verbo dicendi ou sentiendi, a pontuação final — seja reticências, ponto final, de exclamação ou de interrogação — é colocada antes do fechamento das aspas.

O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor. Veja o diálogo a seguir, retirado da crônica “No sinal”, de Ricardo Freire: — Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru. — Como?

2001. A função dos dois pontos é introduzir palavras, expressões ou frases que servem para esclarecer ou explicar uma passagem anterior. Usa-se dois pontos: - antes de uma citação ou da fala de alguém.

Na linguagem escrita, os sinais de pontuação são utilizados para demonstrar sentimentos, emoções, intenções de quem escreve, e também a entonação da voz que está sendo registrada. Em um diálogo, utiliza-se com frequência; o ponto final [ . ] dois pontos [ : ], o ponto de exclamação [ ! ], o ponto de interrogação [ ? ]

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.

Ao reescrever, não esqueça os nomes dos personagens que falam e utilize os sinais de pontuação “dois-pontos” (:) e “travessão” (–).

O diálogo é formado por dois elementos: a fala e a escuta. Para que duas pessoas dialoguem com qualidade, ambos precisam estar presentes. Quando um dos cônjuges tem algo a dizer, mas não consegue se expressar sem abrasividade, a intensidade das emoções ou assusta o parceiro ou o incentiva a retaliar.

São as frases diretas, em geral iniciadas por um travessão, que são proferidas pelas personagens de uma história. Exemplo: — É verdade que você vai à praia amanhã, Maria? — Sim, João.

Por se tratar de um discurso direto, a frase, localizada após os dois pontos, deve ser antecedida por um travessão. Em meio a um grande tumulto, Josué conseguiu se recompor e disse: — Vamos embora daqui, agora! Maria, exausta após um dia de trabalho, disse: — Preciso descansar para conseguir produzir amanhã.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.

O ponto e vírgula é utilizado quando há a necessidade de separar a frase em que o verbo aparece antes da conjunção. Assim: “Queríamos voltar mais cedo; precisamos, entretanto, passar a noite lá.”

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Continuar lendo Como pontuar etc?