Como polvo tem filhos?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Reprodução. Durante a reprodução dos polvos, os machos utilizam seu braço reprodutor para liberar espermatozoides na fêmea que, então, coloca os ovos em locais abrigados, evitando a alimentação no período de incubação e, então, falecendo logo após o nascimento dos filhotes.

Isso porque os seus tentáculos não precisam estar ligados ao seu cérebro para se movimentarem e guardam mais da metades de todos os neurônios do sistema nervoso central do animal.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

Polvos são animais com hábitos "amorosos" curiosos. Para conseguir se acasalar, o macho precisa se aproximar da fêmea e gentilmente acariciá-la com um dos tentáculos. Lentamente, ele a agarra e insere um tentáculo no corpo de sua parceira, injetando o sêmen.

Reprodução. Durante a reprodução dos polvos, os machos utilizam seu braço reprodutor para liberar espermatozoides na fêmea que, então, coloca os ovos em locais abrigados, evitando a alimentação no período de incubação e, então, falecendo logo após o nascimento dos filhotes.

O destino do zangão não é muito diferente. Após fecundar a abelha rainha, seu pênis explode (!) e ele morre. Já a aranha-caranguejeira e a aranha-vespa matam os parceiros para alimentar os futuros filhotes.

O polvo de anéis azuis é o mais venenoso de todos os polvos. Esse tipo de polvo possui veneno que contém tetrodotoxina, substância que atua como neurotoxina para humanos. Mesmo que seu corpo inteiro esteja coberto de veneno, esse tipo de polvo não morde as pessoas.

O que pouca gente sabe é que os polvos possuem 9 cérebros! Um central e um na base de cada um de seus 9 tentáculos! É muito cérebro para um animal só! :O.

Uma glândula de tinta é um órgão presente nos moluscos cefalópodes como o polvo, a lula e o choco, que é responsável pela produção e armazenagem de um fluido de coloração escura.

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

O peixe-bruxa possui quatro corações, sendo mais um dos aspectos de sua pura excentricidade. Ele é um peixe viscoso em forma de enguia, sendo o único animal existente conhecido que possui um crânio, mas não coluna vertebral.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

Mas há uma espécie de polvo em particular, que chama a atenção pelos seus nove cérebros e três corações que impulsionam o seu sangue azul através deste grande corpo mole. Esse é o polvo gigante do Pacífico (Enteroctopus doflein).

Os polvos são predados pelas moreias, tubarões, raias, alguns peixes grandes, mamíferos marinhos, pássaros e seres humanos.

Continuar lendo Como é um polvo do mar?