Como podemos ser luz onde vivemos?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

É preciso viver de acordo com os princípios bíblicos de justiça e retidão e amar verdadeiramente o próximo. Agindo dessa maneira, você será uma luz para as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, pois elas confiarão na sua palavra e terão vontade em conhecer mais sobre o que você vive.

Nas escrituras, a Luz de Cristo é às vezes chamada de Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Espírito de Cristo ou a Luz da Vida. Não se deve confundir a Luz de Cristo com o Espírito Santo. Ela não é um personagem como o Espírito Santo.

É a noção do que é certo e do que é errado, do que é verdadeiro e do que é falso. Ela está com vocês desde o início de sua jornada da vida. O fato de terem sido batizadas e recebido o Espírito Santo é uma prova de que escolheram andar na luz de Cristo.

João 8:12–36. Jesus declara: “Eu sou a luz do mundo”. Ele ensina aos judeus que Nele crêem que se O seguirem serão libertos da escravidão espiritual.

O que somos na escuridão? O que é a nossa vida na profunda penumbra?

Do latim lux, a luz é o agente físico que permite que os objetos sejam visíveis. O termo também é usado para fazer alusão à claridade irradiada pelos corpos, à corrente elétrica (eletricidade) e ao utensílio que serve para iluminar (as lâmpadas, os candeeiros, as velas, etc.).

35 Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 36 Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz.

Essa luz interior é a parcela espiritual que ilumina o homem. Portanto, luz significa o que foi criado. Os filhos da luz são os maçons, porque eles são os filhos da verdade, "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", disse o divino Mestre.

Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz). Nós humanos, os ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes. E essa vitamina é ativada somente se nós tivermos exposição ao sol.

“Tal como o 'sal da terra', somos também a 'luz do mundo', e nossa luz não pode ficar escondida (ver Mateus 5:13–16).”

De acordo com a pesquisadora Cláudia Rioja, “a luz é um potente agente biológico e terapêutico, fundamental para a vida em nosso planeta. Sem ela não seriam possíveis muitos processos metabólicos que resultam em crescimento, comportamentos e percepção do ambiente.

ou que comunhão tem a luz com as trevas? 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

A comunhão é, de fato, comungar do mesmo sentimento, da mesma fé e do mesmo amor.

Muitas opções se apresentam a nós, mas somente Jesus afirma que é “a porta” pela qual podemos entrar. Ele mesmo afirma que é a porta verdadeira e, somente por ela, é possível achar pastagens.

Em Cristo, todo o ser humano encontra sentido para sua existência terrena e esperança para uma vida eterna maravilhosa no céu. Oremos: Amado Deus e Pai, reconheço que tantas vezes corri atrás do que não é importante. Esqueci que Cristo dá sentido para a vida.

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e como Ele é completamente dedicado a Seus filhos de todas as eras e nações.