Como podemos separar dois líquidos que tem?

Perguntado por: blancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A separação de mistura entre dois líquidos que apresentam diferentes pontos de ebulição poderá ser feita a partir de uma destilação simples ou uma destilação fracionada.

Filtração: método utilizado para separar sólidos e líquidos que não se misturam utilizando um filtro. Exemplo: Na preparação de café, utilizamos o filtro para separar o pó do café da bebida em questão.

Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas: Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.

Sabemos que o óleo não se mistura com a água, logo, adicionando água sobre a mistura, o sal se dissolve e se separa do óleo.

Para separar o sal da água, é preciso que a água sofra o processo de evaporação. Esse processo pode ser feito por ebulição, esquentando a água até que ela evapore. Ou natural, deixando a mistura ao sol, que a luz solar fará o trabalho de evaporar a água. Depois que a água evapora, sobrará somente o sal no recipiente.

A filtração é um método de separação de mistura que faz uso de um filtro para separar os componentes de uma mistura, que pode ser dos tipos sólido + líquido (areia + água) ou sólido + gás (poeira + ar).

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam.

O método usado chama-se evaporação. O texto Estados físicos da água e suas mudanças mostrou que a evaporação é a passagem lenta da água do estado líquido para vapor. Então, é exatamente isso que é feito para separar uma mistura formada por um líquido e um sólido.

Para completar a flotação realizada na mistura óleo e areia, é necessário transferir a parte com água e óleo para um funil de bromo (para separar o óleo da água) por meio de uma pipeta. Em seguida, basta realizar uma filtração com o resto da água misturada com a areia para separá-las.

Primeiro, visto que o açúcar é solúvel em água, e a areia não, podemos utilizar esse solvente, a água, para separar esses componentes. Se inserirmos essa mistura em um filtro simples e adicionarmos água, o solvente irá solubilizar apenas o açúcar, atravessando o filtro. A areia ficará retida nele.

O processo que pode ser feito em casa é o da cristalização fracionada. Funciona assim: primeiro você dissolve a mistura na água e depois evapora o líquido, provocando a cristalização separada de cada componente. O problema é que tanto o sal quanto o açúcar são bastante solúveis em água, o que dificulta esse processo.

A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos.

Através da decantação separa-se o óleo da água, deixando então o óleo (menor densidade) em um recipiente e a água em outro. Após isso , para separar a água do açúcar pode realizar a evaporação (caso não deseje a água) , ou uma destilação simples.

Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação
Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.

Os métodos de separação de misturas são técnicas utilizadas para separar cada uma das substâncias que formam uma mistura homogênea ou heterogênea. A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano.

Filtração é um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou sólido-gasoso. Por exemplo: areia e água é do tipo sólido-líquido e ar e poeira é do tipo sólido-gasoso.

Muito utilizada na indústria, a destilação fracionada separa uma mistura homogênea de líquido e líquido, por exemplo, água e acetona. O ponto de ebulição da água é 100 °C e o ponto de ebulição da acetona etílico é 56 °C. Saiba mais sobre o processo de destilação.