Como podemos lhe ajudar ou te ajudar?
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.
É correto dizer Estou lhe enviando?
Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'
Qual o correto me ajudar ou mim ajudar?
A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.
Quando usar lhe Exemplo?
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
É correto dizer eu lhe amo?
Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.
Pode usar lhe no início da frase?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Pode iniciar frase com pronome lhe?
Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).
Pode começar frase com pronome lhe?
O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).
Quem lhe atendeu ou quem atendeu lhe?
Correção: Quem lhe atendeu? As palavras interrogativas que começam as orações atraem o pronome, que por esse motivo devem ser colocados antes dos verbos (próclise).
Qual é a classificação do pronome lhe?
Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto.
Como usar o mim é me exemplos?
Mim é um pronome pessoal oblíquo tônico, sendo regido por uma preposição e tendo, na frase, a função de objeto indireto. Exemplo: Ele ajudou a mim. Me é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir a função de objeto direto ou indireto. Exemplo: Ele ajudou-me.
Poderia enviar me ou me enviar?
As duas formas estão corretas.
Quando usar para eu é para mim exemplos?
Importante! Vale lembrar que o “mim” não conjuga verbo, somente o “eu”. Portanto, nunca devemos usar: “para mim fazer”; “mim começa”; “mim gosta”, etc. O correto é: “para eu fazer”; “eu começo”; “eu gosto”.
O que pode substituir o pronome lhe?
1) Em geral, pode ser substituído por “a ele(a/s), para ele(a/s), nele(a/s), dele (a/s)” ou por qualquer pronome de tratamento após a preposição (a você, ao senhor, a Vossa Excelência, a Sua Santidade, etc.). – Agradecemos-lhes a ajuda sincera. (Agradecemos a eles…)
Quando o lhe é sujeito?
Há, ainda, o “lhe” que funcionará como sujeito de infinitivo. Isso ocorrerá nas estruturas com verbos causativos e/ou sensitivos acompanhados de infinitivo (LINK DO ARTIGO). Mas preste atenção: o “lhe” só aparecerá nessa função quando o infinitivo vier acompanhado de um objeto direto!
Como é que se escreve lhe desejo?
O “lhe”, segundo a tabela abaixo, é usado apenas para a terceira pessoa (ele), enquanto o “te” é usado para a segunda pessoa (tu). Portanto, ao desejar boas-vindas a alguém, diga “Desejo-te boas-vindas”, senão estará falando para a pessoa que você desejou boas-vindas a um terceiro.
Como usar os pronomes de forma correta?
Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
- Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
- Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
- Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.
Quando usar o pronome depois do verbo?
2) Quando o verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio: a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.
Quando o lhe é adjunto adnominal?
Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.
Quais verbos não aceitam o pronome lhe?
Alguns VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS que exigem a preposição A não admitem o uso dos pronomes LHE, LHES. Só poderemos usar A ELE, A ELA, A ELES, A ELAS. Eis os verbos: ASPIRAR, VISAR, ASSISTIR (no sentido de estar presente, ver), aludir (fazer alusão, referir-se), referir-se e anuir (dar consentimento, aprovação).