Como podemos explicar que a evolução ainda acontece?

Perguntado por: amachado9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

A seleção natural é um dos mecanismos fundamentais da evolução. Através dela, os invidívuos mais adaptados a uma determinada condição são selecionados. Assim, eles tem mais chances de sobreviver, se reproduzir e transmitir suas características aos descendentes.

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo. A ideia de evolução como recurso biológico começou a ser discutida no século XVIII, pois até então acreditava-se na teoria do criacionismo.

A população brasileira cresceu muito e em ritmo acelerado em decorrência do aumento da natalidade, impulsionado pela elevada fecundidade, e também do decréscimo da mortalidade, caracterizando assim um crescimento vegetativo positivo.

Conheça os fatores responsáveis por gerar a variabilidade genética: Mutação: dar origem a um novo gene, não é dirigida. Primeiro a mutação causa a variação genética e depois a seleção vai atuar selecionando o mais apto em determinado ambiente. Recombinação: é a mistura do material genético.

Após o entendimento de mecanismos genéticos, tais como recombinação gênica e mutação, a teoria de Darwin foi aperfeiçoada e surgiu o Neodarwinismo ou Teoria Moderna da Evolução.

A ideia principal da evolução biológica é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais.

Neodarwinismo ou teoria sintética da evolução é uma teoria que inseriu conhecimentos científicos, em especial em genética, para explicar os processos evolutivos propostos na teoria da evolução de Darwin. Os dois pontos centrais do darwinismo são a ancestralidade comum e a seleção natural.

8 Exemplos da evolução em ação

  • 1 – Mariposa. ...
  • 2 – Lagarto australiano. ...
  • 3 – Mexilhões e caranguejos. ...
  • 4 – Lagartixa italiana. ...
  • 5 – Sapo-cururu. ...
  • 6 – Tentilhões. ...
  • 7 – Borboleta lua-azul. ...
  • 8 – Evolução em laboratório.

Por causa da evolução, os seres vivos foram ganhando novas características e herdando outras, e estas transformações que ocorrem ao longo do tempo são estudadas pela genética que procura respostas acerca da origem das características e da transmissão para outras gerações.

Atualmente, temos mais facilidade para aceitar a idéia de que os seres vivos se originaram e evoluíram a partir de outros seres vivos. Essa visão fundamenta teoria da biogênese.

A afirmação “o homem descende dos macacos”, feita por Charles Darwin ao lançar sua teoria evolucionista em 1859, foi tão forte e marcante que até hoje ainda há pessoas que acreditam ser ela verdadeira. E você, o que acha? O homem é uma evolução do macaco?

Progresso; processo em que há modificação constante e progressiva, alterando um estado ou uma condição.

A teoria da Evolução, proposta por Darwin, baseia-se em alguns pontos-chave: ancestralidade comum e a seleção natural, que propõe que os organismos mais aptos sobrevivem. A semelhança entre os embriões (de morcego, rato e cavalo, respectivamente) é um indício do parentesco entre as espécies.

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional. As populações mundial e do Brasil seguem tendência de desaceleração do crescimento.

O crescimento da população mundial no último século foi balizado pelas melhorias nas condições de saúde, de emprego e de renda da população. O século XX marcou avanços importantes em diversas áreas da sociedade, como a melhoria do acesso às políticas públicas em saúde e saneamento básico.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Eventos repetidos de diferenciação, nos quais espécies novas divergem a partir de seu ancestral comum, produzem uma "árvore" multinível que conecta todos os seres vivos. Darwin se refere a esse processo no qual os organismos mudam suas características herdáveis através das gerações como "descendência com modificação".

O darwinismo baseia-se em dois pilares: a ancestralidade comum e a seleção natural. Após os conhecimentos sobre genética serem adicionados às ideias darwinistas, surgiu a teoria que chamamos de neodarwinismo.