Como podemos explicar a taxa de rapidez de uma reação química?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Mas como podemos expressar a rapidez de uma reação? Ela pode ser expressa pela variação de alguma grandeza relacionada com a quantidade de reagente ou produto (concentração, quantidade de matéria, pressão, massa, volume) por unidade de tempo.

A velocidade das reações químicas é expressa pela variação da quantidade de reagente ou produto por unidade de tempo. Essa quantidade pode ser representada em termos de concentração, massa, volume, entre outras grandezas relacionadas.

Existem quatro principais fatores conhecidos por alterar a velocidade com que as reações químicas acontecem: concentração dos reagentes, superfície de contato dos reagentes, temperatura, e presença de catalisador.

Mas como podemos expressar a rapidez de uma reação? Ela pode ser expressa pela variação de alguma grandeza relacionada com a quantidade de reagente ou produto (concentração, quantidade de matéria, pressão, massa, volume) por unidade de tempo.

A lei da velocidade diz que a taxa de desenvolvimento das reações é diretamente proporcional ao produto da constante da reação pelas concentrações dos reagentes.

A taxa de desenvolvimento ou velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores, tais como a superfície de contato, o uso ou não de catalisadores, a concentração dos participantes da reação e a variação da temperatura.

Alguns fatores podem alterar a velocidade de uma reação química como a concentração, a temperatura, a superfície de contato e a presença de um catalisador.

  • Temperatura. ...
  • Concentração dos reagentes. ...
  • Aumento da pressão. ...
  • Tamanho da superfície de contato. ...
  • Catalisadores.

As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação).

A velocidade pode ser dividida em 3 (três) segmentos, nos quais podemos citar: a velocidade de reação, velocidade gestual e velocidade de deslocamento, sendo a velocidade de deslocamento conceituada como a velocidade de uma corrida de um ponto para outro.

A ação do catalisador é abaixar a energia de ativação, possibilitando um novo caminho para a reação. O abaixamento da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação. No final do processo o catalisador é devolvido intacto, ou seja, sem passar por nenhuma modificação.

Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Já sabemos que para uma reação acontecer é necessário que as moléculas se rompam, e quanto maior for o contato entre elas, mais fácil fica de se chocarem.

Rapidez é a qualidade daquele ou daquilo que é rápido (e que, por conseguinte, se desloca a muita velocidade). Pode-se dizer, por conseguinte, que a rapidez reflecte o vínculo entre um determinado trajecto e o tempo que levou a atravessar a distância em questão.

Rapidez diz respeito a qualquer variação no tempo, independentemente do ponto de partida e chegada. Já velocidade relaciona a distância percorrida, o tempo gasto, a direção e o sentido do movimento.

A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.

O que determina a rapidez com que ocorre uma reação química é o tempo em que os reagentes são consumidos para formar produtos. Assim, a velocidade de uma reação pode ser representada tanto pelo consumo de um reagente, quanto pela geração de um produto.

Uma reação é de ordem zero em um reagente se a variação da concentração daquele reagente não produz nenhum efeito. Uma reação é de primeira ordem se, ao dobrarmos a concentração, a velocidade dobrar. Uma reação é de ordem n se, ao dobrarmos a concentração, a velocidade aumentar de 2n.

v = k.[reagente 1]a.[reagente 2]b
Para construir a expressão referente à lei da velocidade, é fundamental que saibamos se a reação é elementar (processada em uma etapa) ou não elementar (que é processada em várias etapas).

Geralmente, aumentar a concentração de um reagente na solução, a área de superfície de um sólido reagente e a temperatura do sistema de reação também resulta em um aumento na taxa de uma reação. Uma reação também pode ser acelerada por meio da adição de um catalisador à mistura da reação.

O espaço entre as moléculas diminui quando a pressão aumenta. Quando esse espaço é reduzido, aumenta o número de colisões e, consequentemente, a velocidade da reação. Dessa forma, concluímos que, quanto maior a pressão, maior será a velocidade da reação.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1,2 e 3, respectivamente? Temperatura, superfície de contato e concentração.