Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos *?

Perguntado por: orodrigues5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.

A dilatação térmica da água explica por que somente a parte de cima dos rios congela-se. Os líquidos podem sofrer dilatação térmica, assim como os sólidos, quando aquecidos. A dilatação dos líquidos ocorre quando sua temperatura aumenta, de forma que suas moléculas fiquem mais agitadas.

Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura.

Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata.

Na física, dilatação é a variação nas dimensões (tamanho) de um objeto devido à variação da temperatura. Em termos físicos, dizemos que a temperatura de um corpo (ou objeto) é uma medida da agitação dos átomos e moléculas que o constituem.

O volume de quase todos os materiais cresce quando sofre um aumento de temperatura porque a vibração das moléculas do material aumenta. Assim as moléculas passam a ocupar um espaço maior e conseqüentemente o volume de todo o material também aumenta.

Temos 3 tipos de dilatação térmica: a linear, a superficial, e a volumétrica.

  • Dilatação térmica linear. Esse tipo de dilatação leva em conta o aumento da dimensão apenas em uma única direção. ...
  • Dilatação térmica superficial. ...
  • Dilatação térmica volumétrica.

Tipos de dilatação térmica

  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

Dilatação superficial é o fenômeno que provoca um aumento na área dos sólidos. Quando sujeitos a grandes variações de temperatura, alguns materiais, especialmente aqueles que apresentam coeficientes de dilatação superficial elevados, expandem-se, de modo que suas dimensões aumentam.

Dilatação (ou Contração) Térmica é aquela que ocorre devido a uma variação na sua temperatura. É pouco usada a expressão contração, mas quando se encontra uma dilatação negativa é fato que o corpo contraiu.

Se aquecermos um gás, suas moléculas passarão a se movimentar mais rapidamente. Dizemos então que a Energia cinética (Ecin) desse gás aumentou.

Dilatação anômala da água
Um coeficiente de dilatação volumétrica negativo faz com que a água sofra uma diminuição em seu volume enquanto sofre aumento de temperatura, entretanto, essa característica só é observada quando a temperatura da água encontra-se no intervalo de 0 ºC e 4 ºC.

Quando aquecemos um corpo, aumentando sua energia térmica, aumentamos o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica.

A dilatação térmica mostra os efeitos do calor sobre corpos. Já a calorimetria é o ramo da Física relacionado com os estudos de calor e temperatura. Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica.

Resposta. Quanto maior a temperatura mais as moléculas se agitam, e com o aumento da agitação molecular, as moléculas ficam mais afastadas uma das outras. Durante a agitação, duas forças atuam nas moléculas: a de atração, provocando aproximação; e a de repulsão, provocando afastamento.

Resposta: Não, Somente as que não possuem matérias com expansão térmica negativa.

Dilatação térmica é um processo termodinâmico responsável por afetar as dimensões lineares, superficiais e volumétricas dos corpos. Os trilhos de ferro apresentam pequenas separações entre suas barras para evitar deformações se eles sofrerem grandes dilatações lineares.